Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/15 às 18h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Saúde Mental ganha reforço na área de neuropsicologia

COMPARTILHAR

A especialidade estuda a relação entre cognição, comportamento e atividade do sistema nervoso central

BRASÍLIA (20/11/2015) – Trinta e um servidores da rede pública de Saúde, a maioria psicólogos, recebeu nesta sexta-feira (20), o certificado de conclusão do Curso de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão em Neuropsicologia. Foram 526 horas/aula, sendo 206 de aperfeiçoamento e 150 de extensão.

“Vamos fortalecer de forma imperativa a saúde mental. O objetivo é atender os nossos pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde para que possam obter o atendimento adequado com profissionais qualificados”, destacou a secretária adjunta da Secretaria, Eliene Berg, que é médica e também psicóloga, e entregou os certificados aos participantes.

O formando e gerente do Caps AD III de Samambaia, Ademário Brito, que já atua na saúde mental e acompanha casos que necessitam desse atendimento, foi orador da turma e destacou que o curso é essencial para o melhor desenvolvimento das atividades relacionadas à área.

“A partir desse conhecimento que foi agregado aos servidores, poderemos formular novos projetos terapêuticos individualizados. Passaremos a ter uma maior compreensão na construção do diagnóstico, estratégias de cuidados e também de trabalhar a limitação desses pacientes”, destacou o profissional.

Segundo ele, a neuropsicologia atende pessoas com algum tipo de lesão encefálica adquirida pelo uso de drogas, acidentes automobilísticos ou processo de envelhecimento, bem como, problemas neurológicos de nascença. “Vamos poder atuar com uma qualidade diferenciada”, finalizou.

O curso promovido pela Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, foi ministrado pelo Centro de Estudos de Psicologia da Saúde (CEPSIC), ligado à Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas em São Paulo e ao Instituto de Medicina da Universidade de São Paulo (HCUSP).

NEURO – A Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre cognição, comportamento e atividade do Sistema Nervoso Central. A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais, comportamentais e sociais do indivíduo, com o intuito de se identificar comprometimento funcional neurológico, investigar lesões congênitas ou adquiridas, bem como, áreas preservadas.