Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/19 às 12h59 - Atualizado em 20/04/21 às 9h53

Atendimento ambulatorial relacionado à saúde mental infantil

COMPARTILHAR

Descrição

O atendimento é feito através do Centro de Orientação Médica e Psicopedagógica (COMPP), que é uma unidade de atendimento ambulatorial multiprofissional e interdisciplinar, voltada à Saúde Mental Infantil de crianças de 0 a 12 anos incompletos e de suas famílias. Realiza exames de Eletroencefalograma e Audiometria e oferece atendimentos em grupo e individuais, quando necessário, podendo incluir as seguintes especialidades: Psiquiatria, Pediatria, Neuropediatria, Psicologia, Fonoaudiologia,Terapia Ocupacional, Serviço Social, Nutrição e Enfermagem.


Requisitos

O atendimento é para crianças de 0 a 12 anos incompletos e de suas famílias e é obrigatória a presença da criança acompanhada dos pais e/ou responsáveis.

Encaminhamento da UBS de referência (mais próxima da residência).


Documentos

Documento de identificação oficial da criança e dos pais e/ou responsáveis;

Comprovante de residência; Encaminhamento da UBS; e Relatórios/ exames, quando possuir.


Formas de Acesso

Atualmente, o acesso do usuário ao COMPP acontece por demanda espontânea (não precisa marcar, é só vir) e com encaminhamento da Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do paciente. O atendimento inicial acontece todas as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 7:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00 h e na terça-feira de 13:00 às 17:00. *Às terças-feiras o período matutino é reservado para reunião clínica e administrativa da equipe multiprofissional. 

O encaminhamento da UBS se faz necessário para criar vínculo com a família, visto que após a criança passar pelo atendimento inicial no COMPP ela ficará um longo período aguardando para iniciar terapêutica, devido à fila de espera. Enquanto aguarda os profissionais da UBS podem ajudá-la de várias formas, tanto na equipe quanto no NASF (Núcleo de Apoio ao Saúde da Família).

Trazer documentos da criança, do responsável legal e comprovante de residência. O Atendimento Inicial só deve ser feito com a presença da criança e do responsável legal, caso haja algum impedimento o responsável deve informar a situação.

Pacientes do entorno precisam de um formulário chamado TFD (Tratamento Fora do Domicílio) que se consegue na Secretaria de Saúde do seu município.

 

Contato e esclarecimentos de dúvidas podem ser feitos pelo email: colegcompp@gmail.com.

Endereço: Setor Médico Hospitalar Norte Q 3 Bl. A – Asa Norte, Brasília – DF

Telefones: 2017-1991 e 2017-1992

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, de 7:00 às 19:00, exceto às terças pela manhã.

Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.

Estacionamento: Possui estacionamento para carros, moto e bicicletas (público).