Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/18 às 10h38 - Atualizado em 4/05/18 às 16h36

Saúde nomeia 115 médicos para reassumir UTI de Santa Maria

COMPARTILHAR

Gestão dos leitos de UTI pela Secretaria de Saúde permitirá a redução de despesas sem cobertura contratual. Foto: Matheus Oliveira/Saúde-DF

 

Mais 115 médicos, sendo 14 neonatologistas e 101 intensivistas, foram nomeados para a Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (4). Os profissionais, que participaram do processo seletivo referente ao Edital Normativo nº. 01/2017, foram convocados com a expectativa de que pasta reassuma a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Santa Maria, cujo serviço é prestado pela empresa terceirizada Intensecare.

 

Os profissionais têm 30 dias, contados a partir de hoje, para entregar a documentação no Núcleo de Admissão e Movimentação (NuAM) da Secretaria de Saúde, e tomar posse. A lista de nomeados pode ser acessada na página 46 do Diário Oficial do DF e as orientações aos convocados neste link.

 

“Desde 2011 a Secretaria de Saúde tenta lotar intensivistas na UTI de Santa Maria. Em todos esses anos, foram feitos nove concursos, sem sucesso. Quando tomarem posse esses 115 profissionais aprovados no concurso que fizemos em janeiro deste ano e nomeados hoje, teremos condição de cumprir a determinação judicial e reassumir plenamente 40 leitos de adulto e 20 leitos neonatais na nossa maior Unidade de Terapia Intensiva”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

 

Segundo o secretário, com a gestão dos leitos pela pasta será possível diminuir as despesas sem cobertura contratual e o custo. “O valor do contrato com a Intensicare estava muito alto. Chegou a R$ 3,8 milhões por mês”, contabilizou.

 

Com relação às UTIs neonatais, Fonseca esclareceu que será necessário ampliar a carga horária dos profissionais, porque todos os neonatologistas já foram nomeados. “Precisamos da ampliação para completaremos as escalas, porque são necessários de 25 a 30 neontatologistas para assumir os 20 leitos”, reforçou.

 

CONCURSOS E NOMEAÇÕES – Com essa chamada, a Secretaria de Saúde atinge o total de 8,2 mil nomeações desde 2015. Nesta semana, na quarta-feira (2), a pasta já havia realizado cerimônia de posse de para 1.485 servidores, convocados para reforçar os quadros de recursos humanos dos 16 hospitais públicos. A prioridade deles será a abertura de leitos.

 

Texto: Ailane Silva, da Agência Saúde