Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/15 às 19h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Saúde oferece terapia contra estresse em Brazlândia

COMPARTILHAR

Neste ano, 374 pessoas participaram da terapia

BRASÍLIA (17/9/15) – O Centro de Saúde nº1 de Brazlândia oferece à comunidade a Terapia de Redução de Estresse (TRE). Os encontros são realizados às terças-feiras, na própria unidade, às 16 horas, e às sextas-feiras, no Centro de Educação Infantil nº 2 da região administrativa, às 7h30. Todos os encontros são acompanhados por médico, assistente social, fisioterapeuta e uma técnica administrativa.

A prática é realizada desde 2010. No primeiro semestre de 2015, foram realizados 39 encontros com a participação de 374 pessoas, acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivo prevenir o estresse e os transtornos mentais.

A Terapia de Redução de Estresse é uma prática corporal que induz tremores espontâneos no corpo, os quais promovem uma descarga neuromuscular que regula o sistema nervoso autônomo. Auxilia na melhora dos sintomas relacionados a quadros como estresse, insônia, irritabilidade, pânico, transtorno de estresse pós traumático, fibromialgia, ansiedade e depressão, além de ser uma ferramenta essencial para prevenir transtornos mentais, promovendo saúde.

“Em função da elevada prevalência de transtornos mentais entre os adolescentes e seus familiares e da dificuldade de se conseguir consultas em psicologia e psiquiatria, a Terapia de Redução de Estresse foi incluída no programa para atender esta demanda”, explicou o coordenador do Programa de Atenção à Saúde de Adolescentes Marcelo Amaral.

A terapia é voltada para toda a comunidade, os grupos são abertos para qualquer pessoa acima de 10 anos que queira participar sem necessidade de inscrição prévia. Segundo o coordenador, eventualmente também são oferecidas vivências de TRE nas escolas (para professores e para alunos), servidores e em eventos comemorativos.