Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/01/14 às 17h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

GDF lança site para esclarecer dúvidas sobre vacinação contra o HPV

COMPARTILHAR

Vacinação de meninas com idade entre 9 e 11 anos começa em março

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibiliza todas as informações sobre a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que será iniciada em março em todas as escolas do Distrito Federal. O acesso pode ser feito por meio de um link na página da SES/DF na internet: www.dfcontraohpv.com.br  

A imunização contra o HPV no Distrito Federal é uma ação pioneira no país e serviu de modelo para a campanha nacional, lançada no ultimo dia 22 pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação começou a ser realizada em todas as escolas públicas e particulares em abril de 2013.

Na pagina da SES na internet, os pais tem acesso a informações detalhadas sobre o HPV, a vacina e a campanha iniciada no ano passado. Também há uma seção com “perguntas mais frequentes”, onde são esclarecidas as dúvidas mais comuns da população sobre o tema.

A meta para 2014 é imunizar 65 mil meninas, entre 9 e 11 anos, contra o vírus, principal causador do câncer de colo do útero. As estudantes com idade entre 11, 12 e 13 anos, que já receberam as três doses da vacina, em 2013, não precisam ser vacinadas novamente. Uma média de 84 mulheres morrem todos os anos no DF vítimas desse câncer.

Na campanha deste ano, a faixa etária foi ampliada. Em 2013, a população-alvo era meninas de 11 a 13 anos. “Nosso intuito é estender a adesão à proteção contra o HPV no DF. Além disso, queremos resgatar as que não completaram o esquema vacinal e aquelas que não receberam a primeira dose, no ano passado”, explica o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara.

A vacina que estará disponível no DF é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero e os outros (6 e 11) estão presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.

Segundo a chefe do Núcleo de Imunização, Eudóxia Dantas, a meta da SES/DF para 2014 é vacinar cerca de 80% da população-alvo. Com o objetivo de garantir a efetividade da vacina, é necessária a aplicação de três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a inicial. Neste ano, a primeira ocorrerá em março e as demais estão previstas para maio e setembro.

Em 2013, 50 mil meninas, de 11 a 13 anos, foram vacinadas nas três doses, o equivalente a 79,5% da meta. Cada dose da vacina custou para a SES-DF R$73, totalizando um investimento de cerca de R$13 milhões na compra de 192 mil doses. Outro diferencial deste ano, é que a vacina será repassada à SES/DF pelo Ministério da Saúde (MS).

“A menina que completou o esquema vacinal de três doses, não precisará repetir”, explica a chefe do Núcleo de Imunização. Ela também destaca a importância do cartão de vacina, documento que comprova a aplicação. “Orientamos aquelas que foram vacinadas, até duas vezes, guardar esse documento e apresentá-lo no momento da vacinação, a fim de completar o esquema”, comenta Eudóxia.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226