Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/13 às 15h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde participa do Limpa Brasil

COMPARTILHAR

Brasília será a primeira capital a receber o mutirão de recolhimento de lixo em 2013

No dia 26 de outubro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), irá participar do projeto Limpa Brasil. O movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente tem o objetivo de incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lugar adequado.

Nessa quarta-feira (dia 16), os agentes de vigilância ambiental, que irão atuar no dia do mutirão, assistiram a uma palestra para conhecer mais detalhes do que será feito na cidade. A palestra foi ministrada pelo coordenador do Limpa Brasil, Sebastião Santos. 

Também conhecido como Tião Santos, Sebastião Santos foi o protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, de Vik Muniz, que retrata a vida de dois mil catadores de lixo. O filme foi indicado ao Oscar em 2011.

“A palestra chamou a atenção dos agentes para a importância da reciclagem no dia a dia e do trabalho em conjunto com as associações de catadores”, afirma a diretora da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) Kênia Cristina de Oliveira.

O evento na cidade terá um mutirão de recolhimento de material reciclável, de 8h às 13h, em 58 pontos, sendo 41 escolas, 12 parques e cinco estações de metrô. Também estão previstos shows gratuitos na Esplanada dos Ministérios e no Museu da República, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, banda Amanita, Lenine e Monobloco.

O projeto já foi realizado em cem países e conta com mais de oito milhões de voluntários. Os interessados podem participar entregando o material reciclável de sua casa em qualquer ponto de entrega ou retirando em um desses pontos um kit contendo um saco de 100 litros e luva para coletar o material reciclável que estiver descartado incorretamente. Os materiais recicláveis recolhidos serão doados às cooperativas de catadores de Brasília

Os interessados em saber mais sobre o projeto e onde serão localizados os pontos de entrega de material reciclável devem acessar o site do Limpa Brasil http://www.limpabrasil.org/

Frederico Prado