Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/14 às 16h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde promove Congresso de Hospitais de Ensino

COMPARTILHAR

Encontro reúne profissionais de saúde nos dias 13 a 15 de novembro no Hotel Nacional

BRASÍLIA (14/11/14) – Compartilhamento e troca de experiência são o marco do II Congresso de Hospitais de Ensino da Secretaria de Saúde (SES/DF) que tem “Residência em Rede de Saúde” como tema em 2014. Os profissionais da área e de outros estados do Brasil vão se reunir de 13 a 15 de novembro, no Hotel Nacional de Brasília, para debater questões que envolvem políticas de ensino na saúde.

Durante a abertura do Congresso, a secretária-adjunta de Saúde do DF, Cristiane de Aguiar, disse estar à vontade no cargo que assumiu por um período curto na SES/DF. Ela fez referência da sua trajetória na residência médica e da responsabilidade como profissional da área.

Temas relevantes aos hospitais de ensino e o foco dos quatro eixos: gestão, assistência, ensino e pesquisa serão relevantes ao debate, informa a coordenadora de Ensino e Pesquisa do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e presidente do Congresso, Alba Mirindiba Bonfim Palmeira.

Atualmente, a SES/DF conta com quatro hospitais de ensino: Base, Materno Infantil de Brasília, Asa Norte e Sobradinho e em processo de certificação os hospitais de Taguatinga, Ceilândia, Gama, Paranoá e Santa Maria.

Na programação constam também mesas redondas, palestras e debates sobre “Acreditação Hospitalar”, reunindo as duas visões das instituições da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Joint Commmission International (JCI) responsável pela emissão do selo de qualidade.

A diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) da SES/DF, Maria Dilma Alves Teodoro, disse que a participação da Fepecs, no processo de ensino no DF, é importante na residência e profissionalização. “Esse é um momento oportuno para discutirmos e crescermos juntos no conhecimento e abordagem de temas específicos que abrangem o ensino de saúde”.

A Fepecs é mantenedora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) nos cursos de Medicina e Enfermagem, Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus), Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), pós-graduação, pesquisa e residências da saúde: Nutrição, Enfermagem e Medicina.

Mais informações, clique aqui