Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/18 às 8h05 - Atualizado em 11/06/18 às 13h18

Saúde promove curso sobre método inovador de resolução de problemas

COMPARTILHAR

Design Thinking se baseia no processo que os designers usam, que inclui pesquisa, seleção de ideias, brainstorms e prototipagem – Foto: Matheus Oliveira

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal promove de quarta (13) a sexta-feira (15) o curso de Design Thinking – método inovador que estimula um novo modelo mental na resolução de problemas.

 

As aulas serão realizadas no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), na Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h, totalizando 21 horas de curso.

 

“O Design Thinking está sempre centrado nas pessoas e suas necessidades, trabalha com empatia, colaboração coletiva e experimentação. Ou seja, perfeitamente aplicável ao serviço público diante de seus enfrentamentos”, afirma Gilmara Hussey, gerente de Educação em Saúde e uma das facilitadoras do curso.

 

O objetivo, na avaliação de Hussey, é estimular, sensibilizar e apoiar os participantes desenvolvendo a cultura de empreendedorismo, promovendo transformação e melhorias do serviço público, com entrega de valores às necessidades das pessoas.

 

“O Design Thinking é uma forma de trabalhar nesse contexto da educação permanente. De podermos, por meio do processo de problematização, usar a metodologia para resolver problemas, sejam eles complexos ou não”, ressalta a gerente.

 

As vagas já estão preenchidas e foram designadas para servidores nas subsecretarias da Administração Central, regiões de Saúde, Samu, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais do SUS, Escola Superior de Ciências da Saúde e entre futuros facilitadores da Rede de Inovação da Secretaria de Saúde, denominada Rede InovaSES – criada para fomentar a cultura de inovação na pasta.

 

A iniciativa tem apoio da vice-presidência de Gestão Estratégica de Pessoas dos Correios, que autorizou a liberação de servidores para também serem facilitadores do curso, além do suporte da Escola Superior do TCU, que cedeu o espaço para a realização do evento.

 

USO – O Design Thinking é um método já utilizado na Secretaria de Saúde. O processo foi usado por servidores para projetar o Laboratório InovaSES e, com isso, pensar de uma forma mais criativa a elaboração desse espaço.

 

O método se baseia no processo cognitivo que os designers usam, que inclui pesquisa, brainstorms (dinâmica de grupo usada como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo), seleção de ideias e prototipagem.

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde