Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/18 às 16h23 - Atualizado em 14/06/18 às 16h42

Saúde promove evento para fortalecer voluntariado

COMPARTILHAR

 

Subsecretária de Gestão de Pessoas, Mariane Santos, abriu o evento. Foto: Matheus Oliveira

 

O trabalho de milhares de voluntários que se dedicam à solidariedade e ao apoio a pacientes internados em hospitais é tema do III Fórum Regional Brasília Cidadã – Setorial Saúde – Voluntariado Organizado, evento iniciado nesta terça-feira (12) e que segue até 15 de junho.

 

O encontro, realizado na Região de Saúde Sudoeste, que engloba Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Recanto da Emas, foi criado com o objetivo de fortalecer o voluntariado social em cada região de saúde, uma atividade que envolve, aproximadamente, 3 mil voluntários sociais na rede pública.

 

“Atualmente, o voluntariado social está em franca expansão na Saúde e o objetivo desse evento é o fomento do modelo considerado sustentável, que consiste na organização em associações. Essas instituições prestam assistência direta aos pacientes e familiares, além do apoio às respectivas unidades de saúde”, disse o gerente de Voluntariado, Cristian Silva.

 

Durante o terceiro fórum, serão criadas duas novas associações de voluntários: a Associação Parceiros do Hospital Regional de Ceilândia (Pahrcei) e Amigos do Hospital Regional de Taguatinga (AmaHRT).

 

“Nós viemos para dar assistência às pessoas. Sabemos que muitas não têm dinheiro para pagar passagem ou precisam apenas de uma conversa para sentirem-se melhor”, disse o presidente da AmaHRT, Eduardo Guida.

 

Diretor do Grupo Laços de Alegria, que tem cerca de 900 voluntários, Lucas Rocha conta que o grupo surgiu entre amigos em novembro de 2011, visitando casas de apoio.

 

“Em 2012, visitamos nosso primeiro hospital, o Regional do Gama. O grupo vem crescendo e, hoje, fazemos visitas a oito hospitais”, contou, ao destacar que o grupo atua em diversas frentes, entre elas, a realização de atividades lúdicas como palhaçaria, que leva brincadeiras e jogos aos pacientes internados nas unidades de saúde.

 

 

 

Já a voluntária da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (Abac Luz), Beatriz Figueiredo, que enfrentou a doença há 20 anos, explica que o principal objetivo é promover educação em saúde.

 

“Fazemos palestras para orientar sobre o câncer. Fui diagnosticada com essa doença e me sentia perdida e sem informações. Estamos aqui para ajudar outras pessoas”, disse.

 

A Abac Luz também promove atividades lúdicas e faz doação de perucas.

 

Também fizeram parte da mesa de abertura a superintendente da Região Sudoeste, Lucilene Florêncio, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Mariane Santos, entre outras autoridades.

 

PROGRAMAÇÃO – Entre as ações previstas estão feiras de artesanato e de orquídeas, e palestras com temas como voluntariado organizado, além de mesas-redondas e painéis de discussão.

 

Além disso, ao longo da semana, serão homenageados 50 voluntários.

 

“Temos voluntários que já doaram mais de 1,4 mil horas de trabalho em um ano”, contabilizou o gerente de Voluntariado.

 

HISTÓRICO – O primeiro fórum ocorreu no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), na Região de Saúde Centro-Sul, em 20 de abril de 2017.

 

A segunda edição foi realizada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), na Região de Saúde Centro-Norte, em 28 de agosto de 2017.

 

TEXTO: Ailane Silva

 

Saúde promove evento para fortalecer voluntariado