Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/14 às 10h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde promove palestra sobre cuidados paliativos

COMPARTILHAR

Sensibilização de gestores e profissionais de saúde sobre a filosofia e princípios que norteiam a prática

O Núcleo de Cuidados Paliativos da Gerência de Câncer da Secretaria de Saúde promoverá, nesse primeiro semestre, um ciclo de palestras sobre Cuidados Paliativos em toda rede pública.

A chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos da SES/DF, Giselle de Fátima Silva, esclarece que o objetivo das palestras é a sensibilização de gestores e profissionais de saúde sobre a filosofia e princípios que norteiam a prática dos Cuidados Paliativos, tendo em vista a necessidade de abertura de novos serviços para melhor assistência a pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas ou em fase final de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos referem-se “a uma abordagem que aprimora a qualidade de vida, dos pacientes e famílias que enfrentam problemas associados com doenças ameaçadoras de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meios de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual”. Esses cuidados são prestados por equipes multiprofissionais em ambiente hospitalar ou domiciliar.

No primeiro semestre o Ciclo de Palestras será realizado entre os dias 13 de fevereiro a 26 de junho, sempre às quintas-feiras, das 10h às 12h, nos hospitais regionais. Veja tabela abaixo:

Hospital

data

HRTaguatinga

13/fev

HRCeilândia

20/fev

HRSamamabaia

27/fev

HRGuará

13/mar

HMIB(Materno Infantil)

20/mar

HBDF

27/mar

HAB – Apoio

10/abr

HCB – da Criança

14/abr

HRAN  – Asa Norte

24/abr

HRSobradinho

08/mai

HRBrazlândia

15/mai

HRPlanaltina

22/mai

HRParanoá

05/jun

HRGama

12/jun

HRSanta Maria

26/jun

No segundo semestre de 2014, dando continuidade ao Ciclo de Palestras, serão realizadas no Auditório da SES/DF, das 08h às 18h, mesas redondas com especialistas em Cuidados Paliativos do DF e de outros estados sobre os seguintes temas: Diretrizes Éticas e Aspectos Jurídicos em Cuidados Paliativos e Serviços de Cuidados Paliativos: Ambulatório, internação e assistência domiciliar; Medicina em Cuidados Paliativos; Enfermagem em Cuidados Paliativos; Psicologia em Cuidados Paliativos; Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos; Serviço Social e Voluntariado em Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Cuidados Paliativos.

Atualmente a SES/DF conta com os seguintes serviços de Cuidados Paliativos: Hospital de Apoio de Brasília (internação e ambulatório); Hospital de Base do Distrito Federal (ambulatório); Hospital da Criança de Brasília José Alencar (ambulatório e assistência domiciliar) e 15 Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar (NRAD’s).

Giselle Silva informa que, além dos serviços acima, “a SES/DF conta com duas importantes ações em Cuidados Paliativos, que são o Programa de Residência de Medicina Paliativa do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) (pioneiro em todo o Brasil, aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica em outubro de 2012, e iniciou suas atividades em março de 2013) e o Programa Cuidar Sempre com reuniões mensais realizadas no Hospital de Apoio em toda a última terça-feira do mês, no período da manhã. Nestas ocasiões as equipes paliativistas da SES/DF reúnem-se para discussão de assuntos administrativos, análise de estudos de casos e palestras de interesse comum”, informa a chefe.

Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226