Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/03/20 às 18h20 - Atualizado em 20/03/20 às 14h40

Saúde promove treinamento online para servidores sobre o coronavírus

COMPARTILHAR

Ideia é capacitar maior número de profissionais da Atenção Primária e Hospitalar

 

A Secretaria de Saúde promoveu, nesta quinta-feira (19), o primeiro treinamento online sobre coronavírus (Covid-19) para os profissionais da pasta que atuam na Atenção Primária e Hospitalar. O objetivo foi utilizar a tecnologia para capacitar o maior número possível de servidores, evitando aglomerações.

 

A aula ocorreu ao vivo no canal Matriciamento SESDF, transmitido pelo Youtube das 11h às 12h. Na ocasião, o vídeo atingiu o pico máximo de 1.405 visualizações, e agora já ultrapassa as 2 mil. Uma segunda aula foi transmitida ainda hoje, a partir das 16h, para responder as perguntas sobre o Covid-19 aos servidores e demais participantes.

 

“Precisávamos falar com as equipes de saúde para replicarmos as informações com o maior alcance e segurança possível. Hoje temos mais de 500 profissionais só na Atenção Primária, e reuni-los seria um risco. Por isso achamos que utilizar a internet seria a melhor estratégia”, explicou a coordenadora da Atenção Secundária e Integração de Serviços da Secretaria de Saúde, Eliene de Sousa.

 

O treinamento incluiu assuntos como o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs); forma correta de lavar as mãos; manejo de casos suspeitos na Atenção Primária e Hospitalar; segurança do paciente; tipos de transmissão da doença; planos de contingência; portarias e decretos vigentes da Secretaria de Saúde; documentos do Ministério da Saúde, entre outros temas.

 

“Devemos aprofundar cada um desses temas, a depender da periodicidade que vamos estabelecer. A ideia é que seja um link diário e aberto, transmitido pela própria Secretaria de Saúde. A equipe reúne-se e faz a gravação, ao vivo, com abordagem objetiva”, ressaltou a coordenadora.

 

Ela lembrou que além dos servidores da Secretaria de Saúde, também interagiram no primeiro vídeo profissionais de hospitais da rede privada do Distrito Federal e servidores do Goiás.

 

O canal é apresentado pela Referência Técnica Distrital (RTD) de Infectologia da Secretaria de Saúde, Lívia Pansera, e a enfermeira da Gerência de Risco em Serviços de Saúde da Diretoria de Vigilância Sanitária, Priscila Leal.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF