Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/18 às 19h05 - Atualizado em 11/06/18 às 19h22

Saúde realiza III Fórum Regional Brasília Cidadã

COMPARTILHAR

A Secretaria de Saúde promove, nesta terça-feira (12), a abertura oficial do III Fórum Regional Brasília Cidadã – Setorial Saúde – Voluntariado Organizado. O evento será realizado no auditório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), a partir das 9h.

 

O pré-evento teve início nesta segunda-feira (11) em espaços do HRT e do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), com a presença de servidores, associações de voluntários, com ações como a Feira de Artesanato e Feira de Orquídeas.

 

O objetivo é promover o fortalecimento do voluntariado social em cada região de saúde. Na terceira edição do fórum, a escolhida foi a Região de Saúde Sudeste, que engloba Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras e Recanto das Emas.

 

Atualmente, o voluntariado social na saúde está em franca expansão. As associações prestam assistência direta aos pacientes e familiares, além do apoio às respectivas unidades de saúde.

 

Durante o terceiro fórum, serão criadas duas novas associações de voluntários: Amigos do Hospital Regional de Taguatinga (AmaHRT) e a Associação Parceiros do Hospital Regional de Ceilândia (Pahrcei). Uma terceira, que está sendo fortalecida, é a Associação Amigos do Adolescentro (ADD).

 

PROGRAMAÇÃO – Entre as ações previstas estão Feira de Artesanato; Feira de Orquídeas; stand de associações de voluntários em Taguatinga e Samambaia e palestras com temas como voluntariado organizado.

 

Haverá ainda mesas e painéis de discussão de assuntos pertinentes ao fórum, entre eles, “Como vencer o improviso e o amadorismo em voluntariado?” e “Os riscos do amadorismo em voluntariado”.

 

HISTÓRICO – O I Fórum regional ocorreu em 20 de abril de 2017, no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), localizado na Região Centro-Sul, que engloba Guará, Estrutural, SIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Parkway, Riacho Fundo I e II.

 

Já o II Fórum foi em 28 de agosto do mesmo ano, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), na Região Central, formada por Asa Sul e Norte, Varjão, Lago Sul e Norte, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal.

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde