Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/18 às 15h40 - Atualizado em 15/05/18 às 13h43

Secretaria de Saúde abre Semana de Enfermagem

COMPARTILHAR

 

Programação foi aberta em todas as sete regiões de Saúde – Foto: Matheus Oliveira

 

A Secretaria de Saúde abriu oficialmente, nesta segunda-feira (14), as comemorações da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada em todo o país de 12 a 20 de maio, em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio) e ao Dia Nacional do Técnico de Enfermagem (20 de Maio).

 

Nesta edição, o tema central será A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar.

 

“Esse é um momento de confraternização e também de aprendizado, porque a programação aberta em todas as sete regiões de Saúde conta com palestras, simpósios, cursos, palestras e fóruns. Nosso objetivo é capacitá-los e também motivá-los”, destacou o diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Ricardo Aguiar.

 

Segundo ele, a enfermagem é a maior categoria de profissionais da Secretaria de Saúde, com 3,3 mil enfermeiros, 28 enfermeiros do trabalho e 10.426 técnicos de enfermagem.

 

“Essa categoria está presente em praticamente todos os serviços de saúde, com assistência voltada para o paciente de forma humanizada, calorosa e cientifica”, complementou.

 

Após a abertura, os servidores da Administração Central assistiram à palestra Cuidar do outro sem esquecer de cuidar de si mesmo.

 

A subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, Martha Vieira, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Dayse Amarílio, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Rosalina Aratani, participaram do evento.

 

PROGRAMAÇÃO – A comemoração envolve ainda uma série de oficinas, exposições, rodas de conversa, ações direcionadas aos trabalhadores da área.

 

As regiões de saúde Leste, Central, Centro-Sul e Oeste, unificaram as programações para englobar os profissionais da atenção primária, secundária e hospitalar, com a finalidade de integrar os profissionais nesses três níveis.

 

“Os eventos terão como objetivo discutir a atividade realizada pela enfermagem na sociedade atual; experiências exitosas nos âmbitos da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários, bem como a saúde, direito do cidadão e dever do Estado”, citou o diretor Ricardo Aguiar.

 

As atividades são promovidas pela Diretoria de Enfermagem, gerências de Enfermagem da Atenção Primária à Saúde, gerências de Enfermagem Hospitalares, chefias de núcleos de Enfermagem, gerências de Serviços de Atenção Primária e gerências de Unidades de Pronto Atendimento.

 

HISTÓRIA – A Semana Brasileira de Enfermagem foi instituída em 1940 e tem seu início em 12 de maio, data de nascimento da pioneira da enfermagem no mundo, Florence Nightingale. Termina em 20 de maio, quando se rememora o falecimento de Anna Justina Ferreira Nery, pioneira da enfermagem no Brasil.

 

Confira a programação completa da Semana de Enfermagem.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde

 

Secretaria de Saúde abre Semana de Enfermagem