Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/18 às 17h44 - Atualizado em 5/12/18 às 17h54

Secretaria de Saúde do DF recebe prêmio por atingir 100% de transparência ativa

Secretaria de Saúde foi uma das entidades do Executivo local premiada pela Controladoria-Geral do DF

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu, nesta quarta-feira (5), no Palácio do Buriti, o prêmio “Índice de Transparência Ativa” da Controladoria-Geral do DF, por ser um dos órgãos do Poder Executivo Distrital a atingir 100% de transparência ativa com as informações que oferece à população no seu site institucional.

 

“Esse prêmio significa que a Secretaria de Saúde atingiu, na avaliação da Controladoria-Geral, 100% de transparência ativa, pois damos as informações nos nossos sistemas informatizados sem precisarmos ser demandados. É certamente uma vitória para a pasta”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, logo após receber o prêmio.

 

A homenagem foi entregue à Saúde por conta das ações da Unidade Setorial de Transparência e Controle Setorial (Ustrac), responsável pelo monitoramento da transparência na pasta. Segundo o chefe da unidade, Bruno Rolim, foi necessário estabelecer, ao longo dos últimos anos, melhorias no fluxo de informações estratégicas.

 

Um exemplo foi a criação da Sala de Situação. O portal apresenta, de forma aberta, informações estratégicas da Secretaria de Saúde em diversos formatos, como tabelas, gráficos, mapas, documentos técnicos ou relatórios estratégicos. Com ele, foi possível aumentar a transparência ativa de informações em 73%.

 

“É um ganho gigantesco para o cidadão ter acesso a todas as informações da rede, como leitos, exames e consultas. Apesar disso, pretendemos fazer ainda mais, em questão de informações e transparência. Temos muito a evoluir”, comentou Bruno Rolim, ao destacar a contribuição dos servidores da Diretoria de Transparência, Talita Patareli e Ronan Luciano.

 

ITA – O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Controladoria-Geral do DF, baseado na Lei nº 4.990/2012, estabeleceu o Índice de Transparência Ativa (ITA), para mensurar o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do Distrito Federal.

 

Com a finalidade de desenvolver uma competição saudável entre essas entidades, o índice de transparência serve de base para o ranqueamento das instituições conforme o grau de publicação de informações de transparência ativa.

 

O Índice de Transparência Ativa tem como base os seguintes objetivos:

 

– Garantir o direito de acesso à informação de qualidade à população do Distrito Federal,
– Instituir o ranking dos órgãos e entidades do GDF,
– Ser mecanismo de incentivo da transparência pública,
– Ser incremento do controle social,
– Monitorar a Lei de Acesso à Informação,
– Estabelecer competição saudável entre órgãos e entidades do GDF.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

 

Secretaria recebe prêmio de Índice de Transparência Ativa