Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/02/15 às 9h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Secretaria lança Plano de Ação contra Dengue e Chikungunya

COMPARTILHAR

Objetivo é reduzir a incidência de casos no DF

BRASÍLIA (11/2/15) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) lança, nesta quarta-feira (11), o Plano de Ação Integrada para minimização dos efeitos da Dengue e Chikungunya no Distrito Federal. O evento contará com a participação do Governador Rodrigo Rollemberg e do Secretário de Saúde João Batista de Sousa. O lançamento será realizado na Administração de Planaltina, às 9h30.

De acordo com o Subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença, o objetivo do Plano de Combate é a conscientização e a redução dos focos do mosquito. “Nós já estamos em ação em todo o DF. Realizaremos mutirões para verificação de focos e destruição do mosquito, especialmente nessas áreas de maior risco”.

Também haverá recolhimento de lixo, realizado em parceria entre a SLU e as Administrações Regionais. “O plano envolve visitas em residências, fiscalização de imóveis, borracharias e floriculturas. Além de retiradas de carcaças de veículos de vias públicas e limpeza de bueiros e roçagem. Nós queremos, principalmente, conscientizar os residentes para evitar o aparecimento de criadouros do mosquito”, complementa José Carlos.

Plano de ação integrada – A reativação do Grupo Técnico de Acompanhamento Epidemiológico e Respostas Coordenadas da Dengue (GTec-Dengue) é uma das prioridades do Plano de Ação para o combate às doenças. Também é prevista a criação de uma central de recebimento de denúncias, voltada à identificar locais com focos de mosquito, visando a eliminação dos criadouros.

Dengue e Chikungunya – A proliferação do mosquito aedes aegypti se dá em reservatórios de águas paradas (pneus velhos, calhas, vasos e baldes).

Tanto a dengue quanto a febre chikungunya são transmitidas através da picada do mosquito aedes aegypti e possuem sintomas semelhantes: febre, dores pelo corpo e na cabeça, cansaço e apatia em comum. Contudo, a febre chikungunya também possui como sintomas inflamações nas articulações causando inchaço, dor forte, calor e vermelhidão nas juntas.

Em casos de suspeitas de dengue ou chikungunya, recomenda-se procurar imediatamente o Centro de Saúde próximo à residência.