Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/19 às 17h26 - Atualizado em 19/12/19 às 14h06

Reunião com emergências da rede privada para combate à dengue

COMPARTILHAR

 

O foco está na assistência e no aprimoramento do manejo clínico

 

A Secretaria de Saúde convidou para uma reunião, nesta quarta-feira (18), coordenadores de emergências de hospitais privados para discutir a assistência e o fluxo de manejo ente os grupos, de acordo com a gravidade dos sintomas da dengue.

 

“O objetivo da reunião é mostrar que conseguimos uma resposta adequada com parceria e uma melhor estratégia. É preciso uma estratégia técnica, que não depende de tecnologia, mas de organização do serviço. Também é necessário qualificar a assistência, valorizando o acesso da população aos serviços de saúde, com hidratação adequada de acordo com os grupos de gravidade”, ressalta o gerente da Estratégia da Saúde da Família, Fernando Erick Damasceno.

 

A ação visa aprimorar o manejo do paciente da rede privada e uma melhor qualidade na assistência. Com isso, espera-se a obter de um diagnóstico precoce, focar no tratamento, notificar casos com maior precisão, evitar a gravidade da doença e os casos de óbito.

 

Os representantes das emergências dos hospitais da rede privada discutiram o atual cenário epidemiológico, receberam sugestões para evitar a evolução da gravidade dos pacientes e da importância da qualificação das equipes para uma melhor assistência no enfrentamento da dengue.

 

“Essas orientações são muito importantes, já que tivemos nesse ano uma quantidade grande de casos, causando uma superlotação. Com isso, podemos preparar as equipes para melhor receber a demanda e fortalecer as notificações e tentar minimizar a complicação dos casos mais graves”, destaca a coordenadora do Pronto-Socorro do Hospital Santa Marta, Adele Vasconcelos.

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF