Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/17 às 16h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Secretário de Saúde do DF toma posse no Conass

COMPARTILHAR

Ele foi um dos cinco vice-presidentes eleitos e representa a Região Centro-Oeste

BRASÍLIA (26/4/17) – O secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, tomou posse, nesta terça-feira (25), no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele foi eleito um dos cinco vice-presidentes, representando a Região Centro-Oeste, para a gestão 2017/2018. O novo presidente do Conass, que também tomou posse na terça-feira, é o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.

“Sinto-me honrado com essa nomeação. É importante porque nós dividimos uma série de dificuldades e muitas vezes procuramos encontrar soluções juntos e fazer essa interlocução com o Ministério da Saúde. Então, acredito que essa representação do DF na vice-presidência do Conass é importante porque vamos participar mais ativamente das construções das políticas públicas de saúde no Brasil, não só em relação às nossas necessidades no DF, mas buscando soluções para todo o país “, disse Humberto Fonseca.

O Conass é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal.

A eleição é feita anualmente, sempre no mês de março. O presidente é eleito por todos os secretários de estado de saúde do país e os vice-presidentes, escolhidos pelos representantes dos estados de cada região.

Além de Humberto Fonseca, foram eleitos vice-presidentes os secretários Vitor Manoel (PA), José Iran (PE), Luiz Antônio de Souza (RJ) e João Gabbardo dos Reis (RS).

COMEMORAÇÃO – A solenidade de posse ocorreu após a celebração dos 35 anos do Conass. O conselho foi fundado em 3 de fevereiro de 1982 e nasceu com o objetivo de fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participantes na reconstrução do setor e representá-las politicamente.

Durante o evento, foi exibido um vídeo documentário em homenagem ao fundador do Conass, o ex-ministro da Saúde Adib Jatene, falecido em 2014. A filha do ex-ministro, Ieda Jatene, recebeu em nome dele uma placa em homenagem à sua memória.

Confira aqui as fotos.