Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/13 às 11h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Clínica da família de Sobradinho II começa a funcionar hoje

COMPARTILHAR

Unidade pode abrigar sete equipes do Estratégia Saúde da Família

 

A segunda Clínica da Família de Sobradinho começa a funcionar, nesta terça-feira (12), a partir do meio-dia. Com capacidade para abrigar sete equipes do programa Estratégia Saúde da Família, a unidade vai operar com cinco equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico em Enfermagem e agente comunitário de Saúde. A clínica fica na DF 420, Setor de Mansões, em frente ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

Na manhã desta terça-feira, 12, o secretario adjunto de Saúde Elias Miziara visitou a unidade para conferir se tudo estava pronto para o início dos trabalhos ao meio dia e dar as boas vindas aos servidores das equipes. “Apesar de a inauguração estar prevista para o dia 22, o governador determinou a abertura da clinica hoje para atender a população”, disse.

Com 1.406 metros quadrados, a clínica da família vai garantir atendimento inicial e acompanhamento para cerca de 15 mil pessoas, especialmente moradores da região do condomínio Morada da Serra e mini chácaras, além das ARs 01 a 11, 14 e 15, 17, 19, 21, e 23 a 25, como também Avenida Central. Esta é a segunda unidade inaugurada na região administrativa. A primeira funciona em Nova Colina.

Os profissionais lotados na unidade vão prestar acompanhamento em saúde do homem, saúde da mulher, da criança e do adolescente. Além de desenvolver ações da Rede Cegonha e outras diversas redes de atenção primária, atividades de prevenção e promoção à saúde em geral.

De acordo com o coordenador geral de Sobradinho, Paulo Lisbão, as equipes da clínica formam vínculo com a comunidade na qual estão inseridas, promovendo ações de atenção primária, como vacinação, curativos e acompanhando a saúde da população atendida.

A subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, explica que quando as sete equipes estiverem trabalhando na unidade a abrangência será de 21 mil pessoas. A clínica funciona de segunda-feira à sexta-feira. O Distrito Federal já conta com oito clínicas da família em funcionamento.

Entre os servidores da nova Clinica da Família está o médico cubano Iban Fernandez Pena, do Programa Mais Médicos. A expectativa dele é grande para o início do trabalho no local. “É um desafio atender a população do Brasil, pois aqui existem algumas doenças que não encontramos em Cuba”, diz.

Instalações
A clínica conta com cinco salas de acolhimento e escuta qualificada, sala de vacina, recepção, sala administrativa, sete consultórios simples, cinco consultórios com banheiro, sete consultórios odontológicos, auditório, sala de curativos e outra de medicação, além de farmácia, entre outras instalações de apoio e operação.

Por Celi Gomes e Marcos Machado, da Agência Saúde DF
Atendimento a Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226