Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/18 às 12h01 - Atualizado em 27/08/18 às 14h41

Segurança do Paciente

Esta área na Saúde é responsável pela gestão dos riscos relacionados com a prestação da assistência em saúde, incluindo o monitoramento sistemático dos incidentes e a identificação de eventos que causam danos ao paciente. Esse trabalho faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Assim, os serviços de saúde devem elaborar um Plano de Segurança do Paciente que contemple, dentre outras ações, os protocolos básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e devem constituir um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

 

A atuação é realizada pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde nos Núcleos de Segurança do Paciente nos hospitais do DF. A equipe técnica realiza visita técnica nos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais públicos, privados e militares anualmente, com o objetivo de promover a divulgação da política de segurança do paciente e monitorar o funcionamento dos serviços de saúde quanto ao cumprimento legal dos requisitos necessários para a segurança do paciente no âmbito do Distrito Federal.

 

Incidentes/Eventos Adversos Relacionados com a Assistência à Saúde

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), incidente pode ser definido como o evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou em dano desnecessário ao paciente, podendo ser oriundo de atos intencionais ou não. Quando não atingem o paciente, ou são detectados antes, são denominados de near miss, quando o atingem, mas não causam danos discerníveis, são denominados de incidentes sem dano, e quando resultam em dano discernível, são nomeados de incidentes com dano ou evento adverso.


Destaque

Modelos de protocolos do Ministério da Saúde

Resultados das ações realizadas no ano de 2015 

Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (NOTIVISA)


Serviço

Cidadão                

Notifique aqui        
Seis Metas da Segurança                   
Núcleo de Segurança do Paciente


Sites relacionados

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Ministério da Saúde (MS)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) – PROQUALIS


Estrutura

Gerente: Fabiana de Mattos Rodrigues Mendes
Telefone: 3327-4901
E-mail:  geris.ses@gmail.com
Endereço: SBN Quadra 02, lote 4, bloco P, Térreo. Asa Norte. CEP: 70040-020