Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/17 às 11h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Serviço pioneiro no DF presta atendimento individual em farmácia

COMPARTILHAR

Modelo da UBS 11 de Vicente Pires será adotado na rede de Atenção Primária

BRASÍLIA (9/3/17) – Paciente chega à unidade básica de saúde, é atendido pelo médico, pega a receita e retira o medicamento na farmácia. Meses depois, volta para nova consulta. Esse é o acompanhamento adotado na rede pública ou privada. Na UBS 11 de Vicente Pires é diferente. O paciente é acompanhado de perto pelo farmacêutico, e a cada vez que vai retirar o medicamento, o quadro clínico é avaliado para ver se ele está respondendo ao tratamento.

“Muitas vezes o médico faz a prescrição e o paciente só retorna em tempos depois para nova consulta, mas busca o medicamento todo mês. Com o acompanhamento do farmacêutico ele será sempre avaliado quanto à eficácia do tratamento. Caso não esteja fazendo o efeito desejado, eu aviso ao médico e o paciente será reexaminado”, explica o farmacêutico-bioquímico responsável por esse serviço na Unidade, Walter Paulo Filho.

Segundo ele, esse contato direto com o paciente permite uma resolutividade maior no tratamento, além de agilizar o atendimento caso seja constatado que deve haver mudança da prescrição ou ajuste de dosagem. “Nós seguimos os protocolos do Ministério da Saúde, isso gera uma maior segurança terapêutica-farmacológica”, conta.

Na farmácia, todas as prescrições são registradas no sistema informatizado das saídas de medicamentos por paciente, com baixas das receitas atendidas pelo número do SUS ou cadastro na Secretaria de Saúde do usuário, o que permite registro do histórico do uso de medicamentos do paciente na Atenção Primária de Saúde

O modelo da UBS11 é o que a Secretaria de Saúde pretende adotar em toda a rede. O projeto foi lançado nesta terça-feira (7) e, até o final deste ano, a proposta deve estar em pleno funcionamento em 24 Unidades Básicas de Saúde de todo o Distrito Federal. ( Leia mais)

 

MODELO – Inaugurada em agosto de 2016, a Farmácia da UBS 11 de Vicente Pires tornou-se modelo de atendimento para todo o DF ao implantar o serviço de “Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica de Saúde”, oferecendo, assim, um acompanhamento no tratamento farmacológico aos usuários com foco no cuidado e nas ações de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos.

A média de atendimento na Farmácia é de três mil pacientes/receitas por mês. Nela são feitos atendimentos por demanda espontânea durante o fornecimento de medicamentos ou por encaminhamento dos médicos da família. A unidade pertence à área de abrangência da Região Sudoeste de Saúde e atende a uma população de aproximadamente 80 mil pessoas.