Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/13 às 20h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Servidores da SES participam de ação de prevenção à saúde

COMPARTILHAR

Prevenção de câncer e exames odontológicos

Uma atividade inédita no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, no Setor de Indústria e Abastecimento, mobilizou os servidores para fazer exames de prevenção. Além da precaução de três tipos de câncer (pulmão, boca e próstata), na ação foram oferecidos testes da capacidade respiratória, controle do colesterol, hipertensão, avaliação da saúde bucal, glaucoma e avaliação nutricional.

Somente pela manhacerca de 150 pessoas passaram por algum tipo de avaliação. Na odontologia, dos 45 pacientes avaliados, 19 eram fumantes e seis tiveram alterações e foram encaminhados para o Centro Especializado em Odontologia no Hospital Regional da Asa Norte.

Ana Zappalá, uma das médicas responsáveis pela ação, destaca que a iniciativa era uma reivindicação dos servidores do local. “Geralmente, realizamos atividades voltadas para o público externo. Mas, dessa vez, com todas as comemorações do mês de novembro – “Novembro Azul”, “Consciência Negra” e “Câncer”, focamos no Parque de Apoio devido a quantidade de homens que trabalham aqui. Conseguimos unir as necessidades”, afirmou.

Há cinco anos no programa de Tabagismo, Zappalá destaca a importância de se manter hábitos saudáveis de vida e, principalmente, voltados para uma alimentação adequada. “Antes, o principal fator de risco que desencadeava algum tipo de câncer, era o fumo. Agora, as estatísticas mudaram. Estão associadas à alimentação. As pessoas estão sendo atingidas na sua saúde por hábitos inadequados”, afirmou.

Em 2014, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam cerca de 580 mil novos casos de câncer. São 62 mil casos novos a mais em relação à última estimativa de 2012/2013. O servidor José de França Dantas já tinha dois anos que não ia ao médico, devido ao tempo, estava receoso antes mesmo dos resultados. “Foi uma surpresa ter essa atividade aqui. Foi muito bom fazer os testes que estava necessitando. Graças a Deus está tudo bem. Mas vou complementar depois com outros que estou precisando fazer”, declarou.

Os servidores tiveram oportunidade de participar de debates na “Roda de Conversa” sobre a Saúde do Homem – Prevenção com Dr. Anderson Abud e sobre a Promoção da Igualdade Racial dentro da Saúde com Dr. Viridiano Custódio de Brito, secretário Especial da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR).

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226