Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/07/15 às 17h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Servidores participam de sensibilização em biossegurança

COMPARTILHAR

Controle de infecções foi uma dos temas discutidos no encontro

BRASÍLIA (6/7/15) – A Coordenação Geral de Saúde do Recanto das Emas realizou, na última semana, um encontro de Sensibilização em Biossegurança para os servidores da Regional. Na ocasião foram discutidos assuntos voltados para a contaminação por bactérias multirresistentes, o uso indiscriminado de antibióticos, o plano de enfrentamento da resistência bacteriana, os procedimentos adotados pelo CME e os cuidados com a higiene hospitalar.

Para o Coordenador Geral de Saúde, Luiz Claudio dos Santos Agnello, a sensibilização dos servidores é enriquecedora e vital para a conscientização nos cuidados necessários no trato diário com os pacientes nas Unidades de Saúde. “Hoje no mundo 25% das mortes são causadas por infecções e 2/3 do uso de antibióticos é feito sem orientação médica, o que faz com que as bactérias se tornem cada vez mais resistentes aos tratamentos. Por isso necessitamos discutir formas de melhorar esse quadro”, esclarece Luiz Agnello.

Segundo Flávio Noronha, Diretor de Atenção à Saúde, o evento teve como objetivo chamar a atenção dos profissionais de saúde da Regional quanto o cuidado com a proliferação e o controle de infecções. “Todos somos responsáveis pelo processo de infecção, pois cuidamos dos pacientes colonizados que vem dos Hospitais, e ao mesmo tempo corremos riscos devido ao trato direto no manuseio de medicações e curativos”, diz Flávio.

Durante o encontro os servidores puderam esclarecer dúvidas sobre limpeza, desinfecção, esterilização e descarte de materiais, higienização das mãos e o papel da equipe de limpeza nas Unidades.

O Recanto das Emas possui 2 Centros de Saúde, 2 Clínicas da Família, 3 UBS e 1 UPA.