Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/17 às 17h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Servidores lançam desafio para perda de peso

COMPARTILHAR

Cada quilo eliminado será trocado por alimento para doação

BRASÍLIA (14/3/17) – Converter os quilos reduzidos, após reeducação nutricional, em alimentos para doação é a proposta do projeto Espelho Amigo, voltado para servidores da Unidade Básica de Saúde do Núcleo Bandeirante.O primeiro encontro ocorreu nesta terça-feira (14) e contou com a participação de aproximadamente 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

“Na nossa unidade existe essa demanda de profissionais que precisam perder peso e possuem doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, depressão e ansiedade. Nosso objetivo é que eles realizem uma alimentação saudável, melhorem sua saúde e façam as pazes com o espelho, além de ajudar uma instituição que ainda será escolhida”, destacou a nutricionista que coordena o projeto, Brenda Honorato.

O projeto consiste em palestras de coaching sobre hábitos saudáveis e roda de conversa sobre alimentação. Os encontros semanais ocorrerão todas as terças-feiras, das 10h às 11h. A meta é diminuir no mínimo 1% do peso coletivo total durante o período de dois meses, mas cada um vai estipular sua própria meta.

“A proposta do grupo não é emagrecer com sofrimento, mas adotar as mudanças naturalmente. Uma alimentação saudável tem relação direta com o bem-estar físico, já que proporciona mais ânimo e disposição para as tarefas diárias. Também temos a questão da autoestima, ou seja, estar bem consigo mesmo”, explicou a nutricionista.

Os servidores, participantes do projeto, farão parte de um grupo de WhatsApp, onde serão postadas receitas, esclarecidas dúvidas e os membros poderão trocar experiências. A assistente social Cristiane Lopes quer perder seis quilos e acredita que é possível adotar novos hábitos, apesar dos desafios.

“Mudar hábitos é uma guerra consigo mesmo. O primeiro passo é querer, e o segundo é participar do grupo, porque quando a gente fala a gente também se escuta. No grupo, conversar e refletir sobre suas dificuldades ajuda a experimentar as mudanças”, disse.

No último encontro, será realizando um lanche coletivo saudável em que cada participante levará uma receita saudável. A entidade que receberá os alimentos ainda será escolhida.

Serviço
Projeto Espelho Amigo
UBS Núcleo Bandeirante
Cronograma: Terças-feiras, das 11h às 12h