Governo do Distrito Federal
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25/04/13 às 20h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Servidores participam de curso de acolhimento para melhorar comunicação com usuário

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Os 130 servidores das unidades básicas de saúde e do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) participaram do Curso de Acolhimento como diretriz clínica e rede de conversações durante os meses de março e abril. Foram cinco turmas onde os participantes aprenderam a técnicas para desenvolver melhor o acolhimento da demanda dos centros de saúde e do HRC.

O curso de acolhimento é realizado em todas as regionais de saúde com objetivo de ampliar as discussões sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), nos serviços de saúde do DF. Os participantes do curso em Ceilândia foram informados sobre os princípios e as diretrizes do SUS, bem como o conceito de acolhimento nas relações técnicas, clínica e de cidadania.

Para Isamara Mello, multiplicadora da PNH em Ceilândia, os servidores devem refletir sobre o atendimento ao usuário e discutir com outros colegas como acolher bem aquelas pessoas que procuram os serviços de saúde da cidade. “A troca de experiências é muito importante para que cada um saiba quais problemas que o outro enfrenta e quais as soluções que encontram para sanar as divergências”, diz Isamara.

Estão previstas mais duas turmas do curso de acolhimento para o próximo semestre. “Muitos servidores têm nos procurado para fazer o curso, pois eles têm muitas expectativas quanto ao atendimento ao usuário e como lidar com a realidade de cada unidade de saúde. Por isso estamos programando outros curso para o segundo semestre”, informa Isamara.

Regina Célia