Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/13 às 13h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Servidores são capacitados para teste rápido de sífilis e HIV

COMPARTILHAR

Exame será realizado em gestantes e seus parceiros

Servidores da Regional Sul e de Ceilândia receberam, nesta semana, treinamento para a realização de teste rápido de sífilis e HIV. Os testes serão realizados em gestantes e em seus parceiros, e são acessíveis também à população que reside na Asa Sul.

Segundo a gerente do Centro de Saúde Nº 7, na 612 Sul, responsável pela solicitação da capacitação, Ivoneide Duarte, o projeto é uma ação da Rede Cegonha que visa qualificar os profissionais dos centros de saúde que prestam assistência ao pré-natal. “A ação foi importante para que a equipe detecte em tempo oportuno as doenças para intervir e tratar o paciente precocemente”, relata a gerente.

Vinte profissionais participaram de aulas práticas e teóricas organizadas pelo gerente do Centro de Saúde Nº 4 do Riacho Fundo, Ivaldo Rodrigues Lima, a Coordenadora da equipe II, do Riacho Fundo II, Marlise Vieira de Matos e o Chefe do Núcleo de Acompanhamento da Assistência e Tratamento DST (Nucat), Thiago Amorim.

 “Nas aulas práticas, os testes foram realizados nos próprios participantes que assinaram um termo de consentimento”, comenta Ivoneide.

A enfermeira Laura Tavares participou e achou interessante o foco na importância da realização do teste. “Saí do treinamento com a sensação de que realmente aprendi com os meus colegas, e posso dizer que foi muito válido participar. Vamos poder prevenir e tratar à sífilis nos adultos, além de precaver a ocorrência de sífilis congênita que é passada para o bebê durante a gravidez”, concluí Tavares.    

 

Ludmila Mendonça