Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/14 às 21h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

SES capacita servidores e potencializa transplantes no DF

COMPARTILHAR

Em três anos foram realizados mais de 1.500 transplantes

 

Entre 2011 e 2013, a Secretaria de Saúde (SES/DF) realizou mais de 1.500 transplantes. São 33 doadores por milhão de pessoas no Distrito Federal, contra 15 da média nacional, além de líder do ranking dos transplantes de coração e córnea. A ampliação e capacitação de profissionais foram determinantes na evolução dos números.

A SES/DF realiza transplantes de rim, fígado, coração e córnea. A cada ano, esses procedimentos são potencializados com as ações da secretaria. Em 2011 fechou em 394 procedimentos, evoluiu para 543 em 2012 e 581 em 2013. Além disso, o DF também realizou os primeiros transplantes de pulmão e de medula óssea da capital. “O DF realizou transplantes inéditos e está em 1º lugar no de coração e córnea e o segundo do ranking nacional em pulmão, fígado e rim”, disse Daniela Salomão, coordenadora da Central de Captação de Órgãos.

A média nacional é de 15 doadores por milhão de pessoas. O DF assume o marco de 33, ou seja, quase o número da cidade mais desenvolvida de transplantes, Madri (Espanha), com 36 por milhão.

Esses números revelam o empenho da gestão com a ampliação das equipes de captação e a capacitação desses profissionais. “Vamos realizar um curso para abordar temas como diagnóstico de morte encefálica, como cuidar do paciente crítico e a comunicação de más notícias às famílias dos pacientes”, revelou Daniela referindo-se ao treinamento que acontecerá nos dias 12 e 13 de maio (ver matéria).

Nos últimos anos, enfermeiros e técnicos começaram a trabalhar em regime de plantão 24h para promover a eficiência na captação de órgãos. Também foram disponibilizados leitos exclusivos para manutenção de potenciais doadores.

O hospital da rede que concentra a realização dos transplantes é o HBDF e pelo SUS, o HUB e ICDF. Para doar órgãos basta informar a família da sua vontade, não sendo necessário constar na documentação. Em vida basta procurar o Hemocentro de Brasília para realizar a doação de sangue e medula óssea.

Declare sua vontade de ser doador, compartilhar e divulgue essa ideia, acesse:
https://www.facebook.com/DoacaodeOrgaos.

Serviço:

Fundação Hemocentro de Brasília: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 – Asa Norte.
Telefone: 160 – Opção 2.
Central de Captação de Órgãos da SES/DF: 3315-1755 e 3315-1633.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF