Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/16 às 17h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

SES inicia 1ª etapa de capacitação da Linha de Cuidado

COMPARTILHAR

Primeira etapa foi voltada às equipes regionais de prevenção à violência

BRASÍLIA (15/09/16) – O Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (NEPAV) da Subsecretaria de Vigilância Sanitária (SVS/SES) em parceria com o Núcleo de Prevenção e Assistência à Situação de Violência (NUPAV) realizou, nesta quarta-feira (14), a primeira etapa da capacitação “Linha de Cuidado para Atenção Integral às Pessoas e suas Famílias em Situação de Violência na Rede de Saúde do DF”. A reunião aconteceu no auditório da SVS, das 08h às 18h.

Segundo a chefe da NEPAV, Fernanda Falcomer, o objetivo do primeiro encontro foi promover a organização e o fortalecimento da Rede de Cuidado e Atenção, de cada regional, para as possíveis situações de violência.

“A proposta foi discutir, trocar experiências e fortalecer as competências dos profissionais de cada equipe quanto às habilidades de atuação na atenção à violência dando foco na Linha de Cuidado. Entendemos que a produção de cuidado para as situações de violência deve ocorrer em todos os níveis e buscamos identificar, integrar e organizar todos os que compõem a rede de atendimento humanizado e qualificado à população”, explica.

Nesta primeira etapa, a capacitação se destinou aos psicólogos, assistente sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e médicos que compõem as equipes dos NUPAVs. Estes profissionais atuam na atenção integral às pessoas em situação de violência e são referências no tema.

O QUE É – Trata-se de uma estratégia que visa alcançar um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que proporciona a produção do cuidado integral, desde a atenção primária até o nível mais complexo de atenção. Além disso, também exige a interação com os demais sistemas de garantia de direitos, proteção e defesa de crianças e adolescentes.

No âmbito do Distrito Federal, a Linha de Cuidado será efetivamente implementada no período de 2016 a 2019 em toda a rede pública de saúde.