Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/14 às 14h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

SES participa de oficina para estruturação do Sisan

COMPARTILHAR

Nivelamento de informação para implantação do sistema

 

A Secretaria de Saúde (SES/DF) participou, na terça-feira (13), do I Ciclo de Oficinas Temáticas Intersetoriais da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Caisan/DF). O objetivo é o nivelamento de informações para estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Brasil.

Esta é a quarta oficina do ciclo e foi a vez da SES/DF trocar informações entre Caisan e as áreas fim da pasta para discutir os resultados dos serviços da saúde em conformidade com o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo o direito à alimentação saudável de todos. “Essa política vem para nortear nossos serviços para que as ações da secretaria se integrem em todas as áreas de governo e permita dar continuidade aos trabalhos que já realizamos na Saúde”, informou a subsecretária de Atenção Primária da SES/DF, Rosalina Sudo.

Além da SES/DF, outras três secretarias participaram das oficinas em outros momentos: a de Educação (SEDF), de Meio Ambiente (Semarh/DF) e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir/DF). Ainda está no cronograma a participação da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social e Transferência de Renda do DF (Sedest). “Queremos promover a cada semestre novos ciclos. É uma oportunidade de levar o discurso aos gestores”, explicou a secretária Executiva do Caisan/DF, Bianca Lazarini.

Durante a oficina, os participantes puderam discutir os desafios do Sisan como, por exemplo, a garantia alimentar e também nutricional à população. “O poder de compra desencadeou o sobre peso e muda o foco da preocupação para as doenças crônicas”, disse Edélcio Vígna, que é membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

As diretrizes do Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional foram elaboradas por meio dos programas e ações de cada secretaria de estado no Plano Plurianual (PPA), todas com objetivos e metas. No caso da SES/DF, ficou estabelecida a diretriz que fala sobre “o fortalecimento das ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais ações de segurança alimentar e nutricional”, com três objetivos:

1.Fomentar a segurança alimentar e nutricional nas comunidades tradicionais com ações de inclusão produtiva;

2.Formulação e implantação de uma Política Distrital de Alimentação e Nutrição em saúde;

3.Controle e regulação de alimentos produzidos e disponibilizados para o consumo no DF.

Todos esses objetivos foram elaborados com metas prioritárias para 2012/2015 e a SES/DF se destacou. “A Secretaria de Saúde foi a que mais apontou indicadores para as metas prioritárias”, informou Bianca Lazarini.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226