Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/13 às 21h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Shantalla para bebês no centro de saúde do Lago Norte

COMPARTILHAR

Mães aprendem técnica indiana de massagem corporal

O Centro de Saúde de Brasília nº10 (CSB10) oferece aulas de Shantalla, antiga técnica indiana de massagem corporal, que pode proporcionar uma série de benefícios relacionados ao crescimento das crianças, além de estreitar os laços entre mãe e bebê.

As aulas têm duração de uma hora e são realizadas uma vez por mês, no centro de saúde nº 10, no Lago Norte. Segundo a enfermeira especialista em Shantalla, Deborah Dias, as mães aprendem a técnica no mesmo dia para praticar em casa.

Para Deborah, a interatividade entre mãe é filho é tão importante quanto os cuidados básicos com o bebê. “Muitas vezes a mãe se preocupa só com o banho e alimentação, que são fundamentais. Mas interagir com o bebê também é essencial”, comenta.

A enfermeira orienta, ainda, que a massagem deve ser feita no momento em que a mãe estiver calma e relaxada para não passar o estresse para o bebê. Outra recomendação é evitar fazer quando a criança estiver febril. “Quando não está bem, a criança fica desconfortável e com o corpinho dolorido. A Shantalla não pode ser uma rotina imposta, mas sim prazerosa”, completa.

Deborah informa que a técnica deve ser aplicada de uma a duas vezes ao dia em bebês nascidos há pelo menos um mês. Para ela, a casa é o ambiente mais aconchegante para a prática, pois a criança se sente mais à vontade.

“Nossa intenção em oferecer a Shantalla é mostrar para a mãe que ela mesma pode proporcionar esse bem ao bebê”, explica. Ao aplicar a massagem, ocorre a troca energética da mãe para o bebê e vice-versa. “É uma energia boa, um momento de amor e de carinho”, relata.

A servidora pública Isis Martins, moradora do Setor Habitacional Taquari, no Lago Norte, se interessou pela massagem e procurou o CSB 10. “Sempre quis fazer a Shantalla em meu primeiro filho, e não pude pela falta de tempo. Agora que tenho uma filha de quatro meses, e estou mais experiente, me organizei e resolvi aprender. Acho que ela vai gostar”, conta. A mãe comenta que também pretende aplicar a técnica em seu filho de dois anos. “Por ele ser uma criança muito ativa, talvez seja uma forma de desacelerar”, diz.

Serviço
O CSB10 fica localizado na SHIN QI 03 Área Especial, Lago Norte. As mães que moram na área de abrangência do centro de saúde, interessadas em participar da aula de Shantalla, devem procurar a pediatria da unidade. Vale lembrar que deve ser respeitada a área de abrangência do centro.

Benefícios da Shantalla

? Aumenta a oxigenação dos tecidos e estimula o fluxo de energia pelo organismo
? Favorece a respiração
? Ajuda o organismo a expelir toxinas e revitaliza o corpo
? Previne cólicas, prisão de ventre e insônia
? Tem ação relaxante e melhora o humor
? Atua diretamente sobre o desenvolvimento psicomotor
? Contribui para o contato afetivo
? Promove a harmonia do bebê com o mundo exterior.

Patrícia Kavamoto