Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/13 às 20h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

“GDF Junto de Você” leva Saúde para Sobradinho II

COMPARTILHAR

Moradores fizeram exames e tratamento odontológico

Moradores de Sobradinho II que estavam na fila aguardando atendimento oftalmológico, odontológico e para realizar exames de mamografia e ecografia na rede pública de saúde foram atendidos neste final de semana. O programa “GDF Junto de Você”, instalado em tendas ao lado do Restaurante Comunitário da região administrativa facilitou o acesso aos serviços, de sexta-feira (22), até este domingo (24), de 9h às 17h.

Além dos atendimentos médicos, odontológicos e a realização de exames muita gente saiu com as consultas marcadas ou com encaminhamentos para cirurgias nos hospitais da Rede.

Nos três dias do “GDF Junto de Você” em Sobradinho II foram realizados 300 exames de mamografia e ecografias. “Foi uma ação positiva porque essa iniciativa desafoga os hospitais para esses procedimentos”, disse a enfermeira da Saúde da Família, Nayara Rios Oliveira.

A artesã Glória de Fátima Araújo estava com seus produtos expostos na estrutura do GDF e aproveitou a oportunidade para submeter-se a exame de mamografia. “Eu estava com pedido de mamografia desde fevereiro de 2012, mas não tinha tempo de ir a um hospital. Hoje, aqui, resolvi o problema rapidinho”, disse.

Oftalmologia

A barraca da oftalmologia realizou 300 atendimentos nos três dias de evento. “Observamos que a grande demanda é por cirurgia de catarata, seguida por exame para a troca de óculos”, disse o médico oftalmologista Hélvio Durant de Oliveira. “Em casos mais graves, estamos encaminhando o paciente para cirurgias e consultas médicas nos hospitais”, completou Marcos Fenelon, médico oftalmologista do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Antônio Carlos Siqueira Sousa, 70 anos, teve a cirurgia marcada para o dia 12 de dezembro, no HRAN. “Estou muito feliz, fui muito bem atendido, minha cirurgia agora está marcada”, disse.

A aposentada Aurora Angélica de Jesus foi à barraca da oftalmologia verificar a pressão dos olhos e também saiu satisfeita com o atendimento. “Aqui o médico tem tempo para a gente. Essa foi uma ótima ação para os moradores de Sobradinho”, disse.

Odontologia

Trinta pessoas que esperavam atendimento para restauração e remoção de tártaro na rede pública de saúde foram atendidas por equipes de odontologia da Secretaria de Saúde.

A coordenadora de Odontologia do hospital de Sobradinho, Joice Oliveira, disse que duas dentistas fizeram o atendimento de dez pacientes na sexta-feira (21), e de mais 20 no sábado e domingo. “A demanda nessa área é grande. O projeto ajudou a resolver os problemas dentários de muitas pessoas”, explicou. “O atendimento de 30 pessoas já desafoga muito as filas de espera, que contam com pacientes aguardando há pelo menos um ano por atendimento dentário. Passamos uma hora com cada paciente”, completou Consuelo Vasconcelos.

Marta Motta, moradora da região, conta que chegou cedo para fazer uma restauração que já estava agendada e aproveitou para fazer a remoção de tártaro. “Estou indo embora muito satisfeita com o atendimento”, encerrou.

JOSÉ ROBERTO BUENO
Assessoria de comunicação – ASCOM
Hospital de Base do Distrito Federal
Tel. (61) 32256605/33151522/81334434