gototop

Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

FacebookTwitterYoutubeFeed

Agravos de Notificação Compulsória Investigados no CEREST

1-Acidentes de trabalho fatal/acidente de trabalho com mutilações e acidentes de trajeto

Segundo Ministério da Saúde no site http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_not_acidentes_trab.pdf

Consideram-se casos de notificação compulsória, para fins deste Protocolo:

5.1 Acidente de trabalho fatal

Acidente de trabalho fatal é aquele que leva a óbito imediatamente após sua ocorrência ou que venha a ocorrer posteriormente, a qualquer momento, em ambiente hospitalar ou não, desde que a causa básica, intermediária ou imediata da morte seja decorrente do acidente.

5.2 Acidente de trabalho mutilante (grave)

Para melhor compreensão e facilitação da consecução dos objetivos da Portaria n.º 777, utilizaremos a denominação “Acidente de Trabalho Grave” no lugar de “Acidente de Trabalho Mutilante”.

Acidente de trabalho grave é aquele que acarreta mutilação, física ou funcional, e o que leva à lesão cuja natureza implique em comprometimento extremamente sério, preocupante; que pode ter conseqüências nefastas ou fatais.

Para evitar interpretações subjetivas díspares, que podem comprometer a homogeneidade nacional dos sistema, considera-se, para fins deste Protocolo, a necessidade da existência de pelo menos um dos seguintes critérios objetivos, para a definição dos casos de acidente de trabalho grave:

1) necessidade de tratamento em regime de internação hospitalar;

2) incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 dias;

3) incapacidade permanente para o trabalho;

4) enfermidade incurável;

5) debilidade permanente de membro, sentido ou função;

6) perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

7) deformidade permanente;

8) aceleração de parto;

9) aborto;

10) fraturas, amputações de tecido ósseo, luxações ou queimaduras graves;

11) desmaio (perda de consciência) provocado por asfixia, choque elétrico ou outra causa externa;

12) qualquer outra lesão: levando à hipotermia, doença induzida pelo calor ou inconsciência; requerendo ressuscitação; ou requerendo hospitalização por mais de 24 horas;

13) doenças agudas que requeiram tratamento médico em que exista razão para acreditar que resulte de exposição ao agente biológico, suas toxinas ou ao material infectado.

2-Acidente com exposição a material biológico;

Exposição a material biológico – sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

3-Perda Auditiva Induzida por Ruído Relacionado Ao Trabalho-PAIR e Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DRVT) 

Observa-se o aumento progressivo dos profissionais que dependem da voz como instrumento de trabalho e com isto o uso inadequado da voz pode levar a comprometimentos. Assim trabalhamos com o objetivo de identificar e notificar PAIR, distúrbios de voz relacionados ao trabalho e de outros agravos, e também realizar ações de promoção/vigilância da saúde auditiva e vocal, prevenção da PAIR e de outras doenças otorrinolaringológicas que possam relacionar-se ao trabalho. Temos trabalhado para divulgar as ações do CEREST-DF, a necessidade de notificação compulsória de PAIR, mantendo a parceria com a Sociedade de Otorrino de Brasília para a realização da Semana e o Dia Mundial da Voz, realizado em abril, com palestras na FEPECS para os docentes e uma ação na Rodoviária do Plano Piloto com os motoristas onde foi mapeado as condições de saúde dos motoristas através de exames audiométricos, além de presença de estresse com o risco de assaltos e acidentes.

4-  Dermatoses Ocupacional:

 As Dermatoses Ocupacionais (com ênfase para Ceratoses Actínicas e Dermatites de Contato) e Câncer de Pele por exposição solar. O objetivo é ampliar a rede de notificação das dermatoses ocupacionais e câncer de pele, através da busca ativa de casos nos ambulatórios de dermatologia da SES, bem como, sensibilizar os profissionais de saúde em relação à realização dessas notificações em suas unidades de serviço. As estratégias para alcançar esses objetivos incluem a elaboração de um banco de palestras sobre os temas abordados pelo projeto; realização de palestras e capacitações sobre agravos de pele relacionados ao trabalho; realização de busca ativa no Ambulatório de Câncer de Pele do HRAN, com notificação dos casos confirmados no local. São realizados mutirões em diversos canteiros de obras para avaliação de trabalhadores da construção civil onde foram atendidos 242 trabalhadores, resultando em 109 notificações de dermatoses e câncer de pele. Também foi realizado curso de Dermatoscopia Básica com a participação de 11 internos e residentes de medicina e outro de Dermatoscopia Avançada também com participação de 11 internos e residentes da área. Além de  palestras sobre doenças de pele relacionados ao trabalho em diversas instituições com a participação de 99 trabalhadores.

5-Intoxicação Exógena

Investiga as Intoxicações exógena relacionado ao trabalho  por Organofosforado, e outros agentes tóxicos em Áreas Rurais do DF: uma Parceria”, como objetivo avaliar níveis de contaminação toxicológica em trabalhadores rurais expostos ao agrotóxico através do teste de acetilcolinesterase plasmática, bem como fazer a investigação epidemiológica, o diagnóstico e acompanhamento e notificar ao SINAN

6-Lesões de esforço repetitivo (ler/dort)

Investigamos em serviços onde tem fisioterapias e reabilitação que prestam assistência .

7-Temos que formar equipes para investigar os seguintes agravos Pneumoconioses e o câncer relacionado ao trabalho

 
BOTOES site Escola de Medicina e Enfermagem
BANNER transparencia
VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Sobre a Secretaria Subsecretarias