Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/02/18 às 18h52 - Atualizado em 8/05/18 às 15h42

Tabagismo

COMPARTILHAR

O Programa de Controle do Tabagismo no DF segue orientação do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS), onde ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, juntamente com ações legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover sua cessação pelos fumantes e proteger a população dos riscos do tabagismo passivo.

 

Objetivos:
– Desenvolver ações de controle do tabagismo e do câncer por meio de informação e mobilização da população sobre os malefícios do tabagismo em campanhas pontuais:

31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco;
29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo;
27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer.

– Capacitar profissionais de saúde (SUS); de empresas (Instituições Públicas e Privadas) e de educação (Escolas públicas e privadas) para o gerenciamento e desenvolvimento de ações de controle do tabaco em suas redes de atuação, governamentais ou não.

– Oferecer tratamento de tabagismo à população em mais de 60 Centros de Referência em Tabagismo, distribuídos nas Unidades de Saúde do DF atendidas pelo SUS.

O tratamento é em grupo com 04 encontros semanais acompanhado por médico e equipe de saúde, trabalha-se o cognitivo-comportamental e medicamentoso, se necessário. O paciente interessado em parar de fumar deverá ligar e fazer sua inscrição nas Unidades mais próximas da sua residência ou trabalho, conforme relação anexa.

 


Centros de Referência em Tratamento do Tabagismo no DF – Abril 2018


 

Responsável:

Contato: 3323-94923346.5770/3214-3801/3214.3813.

Endereço: SEPS 712/912 – ED. CEREST/DSOC – Sala de Tabagismo.

Email: controletabagismo.df@gmail.com