Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/13 às 18h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Taguatinga promove mobilização para combate de DST, AIDS e Hepatites virais

COMPARTILHAR

Testagem rápida HIV e Sífilis

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/DF,) por meio da Regional de Saúde de Taguatinga, promove no próximo dia 30, uma mobilização com ações estratégicas de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS e Hepatites virais. O evento, alusivo ao “Dia Mundial de Luta Conta a AIDS”, será realizado no Taguaparque, das 8h às 17h.

Profissionais de saúde adotarão a estratégia do “Fique Sabendo”, com testagem rápida de HIV-T1 e T2 e triagem de Sífilis. Os diagnósticos positivos serão acolhidos nas redes de atenção à saúde para dar início ao tratamento e os negativos terão aconselhamento sobre prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Segundo a coordenadora da ação, Cláudia Lara, o procedimento é rápido. “Após colher o material, o resultado sai em até 15 minutos”, revelou.

O Distrito Federal é o 25º no ranking das capitais brasileiras com casos diagnosticados de AIDS. Segundo dados da SES/DF, cerca de 100 pessoas morrem por ano em decorrência da doença. “Esta mobilização será de muita valia para a redução desses índices, pois é com a ampliação da oferta de testagem das doenças e informação que podemos mudar esse quadro”, finalizou Cláudia.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226