Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/20 às 17h36 - Atualizado em 7/04/20 às 18h14

Taguatinga recebe ação de limpeza para combater o coronavírus e a dengue

COMPARTILHAR

Ações de higienização visam manter a limpeza dos espaços públicos

 

A região administrativa de Taguatinga recebeu, nesta terça-feira (7), uma ação de higienização em espaços públicos. O objetivo é manter a limpeza em áreas que contam com maior fluxo de pessoas, em mais uma iniciativa para evitar a disseminação do coronavírus e da dengue. A sanitização acontecerá das 8h às 18h, até esta quarta-feira (8), em diversas áreas da cidade.

 

“Estamos atualizando com ênfase no combate à dengue, fazendo inspeções e a pulverização de fumacê em áreas críticas. Também estamos fazendo a sanitização para eliminar fungos, bactérias e vírus que podem se alojar em superfícies de espaços públicos, combatendo a disseminação de doenças”, destaca o gerente da Vigilância Ambiental de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo, Reginaldo Braga.

 

A Estação de Metrô Praça do Relógio e o Hospital Regional de Taguatinga foram higienizados. Feiras, escolas, Unidades Básicas de Saúde, praças, delegacias, e demais áreas de circulação de pessoas também passam por essa sanitização.

 

“Nesse momento tão vulnerável da história da nossa população, a sociedade organizada, unida e forte vai conseguir vencer esse vírus e tudo vai passar. Fico feliz com a parceria entre os órgãos, colaborando com a promoção da saúde”, pontua o diretor do Hospital Regional de Taguatinga, Wendel Moreira”.

 

A operação consiste na lavagem, higienização, combate a focos de dengue, desratização, borrifação tipo UBV pesado e UBV costal (fumacê) de produto para eliminação dos vetores, prevenção e combate aos escorpiões e afastamento de pombos.

 

A ação segue em Taguatinga até a quarta-feira (8), com o apoio de viaturas e agentes da Vigilância Ambiental, e parceiros das secretarias e órgãos do governo do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do Programa SANEAR-DF, que teve início em Ceilândia, no dia 31 de março.

 

Após a conclusão dos trabalhos em Taguatinga, o programa vai passar por outras regiões administrativas. A próxima ação acontecerá na quinta-feira (9) nas Regiões Administrativas de Sobradinho I e II, Fercal, Planaltina, Granja do Torto, Vila Planalto, Águas Claras, Areal, Estrutura, Brazlândia.

 

Além das inspeções domiciliares também será realizada a inspeção em rodovias do Distrito Federal pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para localizar possíveis focos do Aedes, como entulhos, inservíveis, lixo, carcaças colocadas à margem das estradas de rodovias dessas regiões.

 

SANEAR-DF – O programa foi proposto pela Secretaria Executiva das Cidades e pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) em virtude do Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

 

Fazem parte do projeto as administrações regionais do DF, as secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação, DF Legal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde
Fotos: Divulgação/Saúde DF