Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/13 às 11h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Taguatinga recebe I Festival Cultural e de Práticas Esportivas para a 3ª Idade

COMPARTILHAR

População idosa do DF soma pouco mais de 326 mil pessoas


Disposição e energia, estes são ingredientes que compõe o I Festival Cultural e de Práticas Esportivas para a 3ª Idade, promovido pela Coordenação Geral de Saúde de Taguatinga (CGST), por intermédio do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso (PAISI), nesta sexta-feira (29), de 13h às 18h, no Ginásio Serejinho, localizado em Taguatinga Norte.

O festival é uma iniciativa para agraciar a parcela de 10,48% da população idosa de Taguatinga (dados da Subsecretaria de Vigilância a Saúde) com tai chi chuan, liang cong, dança sênior, ginástica aeróbica, alongamento, capoterapia, danças, coral, música, poesia, literatura e artesanato. Também vai dar oportunidade para que os idosos mostrem seus talentos, com premiação aos vencedores.

“Estarei presente nesta iniciativa brilhante da SES-DF. Na 3ª idade precisamos fazer práticas esportivas, ter um bom núcleo de convivência social e cuidarmos muito da saúde, para termos uma velhice tranquila”, declara Wilfredo Pereira, 74 anos, aposentado e morador de Vicente Pires.

A SES/DF desenvolve ações contínuas para favorecer o envelhecimento ativo como um reconhecimento da participação dos idosos na sociedade. O PAISI é uma dessas ações que, além de promover prevenção, educação e assistência para quem passou dos 60 anos; cuida para que os jovens envelheçam com saúde. E foi por isso que o PAISI, em parceria com a Secretaria de Esportes do DF, pensou neste festival cultural.

A coordenadora da PAISI, Carolina Vieira, acredita que esse é apenas um singelo gesto de gratidão por parte do Governo do Distrito Federal para essa parcela de pessoas que tanto contribuiu para o desenvolvimento da Capital Federal. “Os candangos envelheceram. Vieram para construir a cidade e já atravessam o portal dos 60 anos. Temos que retribuir”, finalizou.

Segundo recente pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população idosa do DF soma pouco mais de 326 mil pessoas, equivalente a 12,8% da população total do DF.

“Este festival cultural para idosos tem como propósito incentivar os pacientes a praticar de atividades físicas, associadas ao relacionamento interpessoal com pessoas de outras idades. Essa interação é fundamental para a promoção da qualidade de vida de quem já é experiente” disse o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

Por Luana Lemes e Claudete Nascimento, da Agência de Notícias SES-DF