Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/13 às 12h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Técnica de Hatha Yoga ajuda a dormir e a respirar melhor

COMPARTILHAR

A Secretaria de Saúde conta com 10 profissionais capacitados na modalidade

 

O Hatha Yoga, ramo do Yoga Clássico, é uma prática difundida no ocidente, que trabalha para a reeducação mental, por meio de posturas (asãnas), técnicas respiratórias, de concentração e relaxamento. Essa técnica é oferecida pela Secretaria de Saúde, que conta hoje com 10 profissionais capacitados para atendimentos grupais e individuais.

“Frente às inúmeras demandas psicossociais, próprias do assistente social, as técnicas de Hatha Yoga e os conhecimentos do Yoga se revelaram como instrumentos de intervenção e inclusão social da clientela”, explica a coordenadora de Hatha Yoga da Secretaria de Saúde, Isabela Ribeiro Lessa da Silva, mais conhecida como “Farah”.

O Centro de Saúde n° 1 de Samambaia é uma das unidades que oferece a prática à comunidade. As aulas são destinadas a adultos e acontecem nas terças e quintas-feiras, às 8h da manhã, no espaço da Creche Maria de Nazaré, na QN 404 de Samambaia Norte.

As aulas são conduzidas pela agente Comunitária de Saúde, Tatiana Alves de Oliveira, capacitada para ministrar a técnica. “A prática de Hatha Yoga é simples e profunda e  estimula o auto cuidado, causando bem estar”, informa.

Dentre os benefícios da prática, Tatiana a aponta como a cura de muitos males. “A promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, empoderados pela prática, produzem o próprio medicamento para cura de muitos males. O Hatha Yoga oferece instrumentos que tornam a pessoa mais lúcida, saudável e útil”, esclarece.

“Depois que iniciei o Yoga melhorou bastante minha saúde. Estou dormindo melhor, aprendendo a respirar. Tenho uma lesão no pé, o que não me impede de vir aqui”, relatou a aposentada Alzenir de Lima, de 66 anos, que freqüenta as aulas da Tatiana, desde quando começou, em junho deste ano.   

Outro depoimento de uma série de elogios presenciados durante a aula, foi da aposentada Alaide Santos de Farias, de 62 anos. “Estou muito bem. Além de dormir e respirar bem melhor, o Yoga me deu um descanso mental”, disse.

A Coordenação de Hatha Yoga da SES integra a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (GERPIS) da Diretoria de Ciclos de Vida e Práticas Integrativas em Saúde (DCVPIS) e atua com o objetivo de promover ações de ensino, pesquisa, gestão e atenção à saúde, em consonância com os valores de responsabilidade à tradição do Yoga, enquanto meio de religação humano-espiritual.

A coordenação foi instituída em maio de 2011, após uma experiência de nove anos junto aos usuários do serviço social do Centro de Saúde n° 15 de Brasília.

O Hatha Yoga é uma das 14 práticas oferecidas pela GERPIS, que atua na prevenção de agravos, promoção e reabilitação da saúde. 

Prática de Hatha Yoga na rede

O serviço teve início em fevereiro de 2013, por meio da realização de oficinas para sensibilização dos gestores e de profissionais.

A prática está em funcionamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) de Samambaia; Centros de Saúde n° 1, 2 e 4 de Samambaia, Equipe da Estratégia Saúde da Família 403 do Recanto das Emas (projeto para idosos) e também no Centro de Saúde n° 2 do Paranoá.

O serviço está em fase de implantação em outras unidades da rede, que já contam com profissionais capacitados. São elas: o Centro de Saúde n° 2 do Recanto das Emas, Equipe da Estratégia Saúde da Família do Areal/Taguatinga e Centro de saúde nº 1 de Samambaia (outro projeto voltado para os servidores).

De acordo com a coordenação, este ano têm sido realizadas visitas de apoio institucional e oficinas de implantação conjunta dos serviços de Yoga com os gestores, para que, juntamente com a comunidade e o profissional habilitado, possa ser oferecido um serviço de qualidade à população usuária do SUS.

Técnicas do Hatha Yoga 

Segundo a coordenação de Hatha Yoga, as técnicas são simples, profundas e atuam de forma positiva nas dimensões energética, emocional, mental, espiritual e corporal do praticante, a fim de proporcionar mais autonomia diante das experiências de vida.

“A melhoria na saúde advém desse trabalho inter-relacionado sobre a mente, a respiração adequada e articulada aos movimentos lentos, suaves e confortáveis”, completa a coordenadora Farah.

Farah alerta ainda para alguns cuidados que devem ser tomados para a prática do Hatha Yoga. “Todos os participantes deverão passar por uma avaliação criteriosa (anamnese), antes de iniciar a atividade, visando a segurança e a condução responsável da prática pelo profissional habilitado”, orientou.

Ela reforça que com essa medida é possível evitar técnicas contra-indicadas e direcionar outras com mais eficácia e eficiência.

Alguns benefícios da técnica

ü  Redução do estresse;

ü  Regulação dos sistemas digestivo e respiratório;

ü  Equilíbrio do sono;

ü  Promoção da sensação de bem estar;

ü  Equilíbrio da produção hormonal;

ü  Fortalecimento do sistema imunológico;

ü  Alongamento muscular e relaxamento de suas tensões;

ü  Melhoria geral da qualidade de vida;

ü  Aumento da capacidade de concentração e da criatividade;

ü  Alteração do padrão vital e mental com melhoria dos quadros de humor.

 

  Iêda Oliveira