Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/13 às 20h19 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Terceira Carreta da Mulher será entregue em Ceilândia Norte

COMPARTILHAR

As unidades já realizaram mais de 37 mil exames

A nova Carreta da Mulher da Secretaria de Saúde do Distrito Federal será entregue no próxima sábado (6), às 9h, na QNQ 07 (esquina do conjunto A da QNR 01, entrada do córrego das corujas). As Regiões Administrativas de Ceilândia, Taguatinga, Estrutural e Recanto das Emas serão as primeiras a receberem a visita da Carreta. A unidade oferece exames preventivos de câncer de mama (mamografia) e de colo uterino (Papanicolau), além de realizar ultrassonografia em mulheres que vivem em locais de difícil acesso.

O atendimento nesta terceira Carreta vai começar, em Ceilândia Norte, entre os dias 4 a 26 de abril. Atualmente a SES, já conta com duas unidades, que conseguiram percorrer todas as regionais de Saúde por mais vezes. A primeira teve o lançamento no dia 8 de março de 2012 e, a segunda, em 8 de março deste ano. Juntas, já realizaram mais de 37.610 mil exames. 

A subsecretária de Atenção Primária em Saúde da SES/DF, Rosalina Aratani Sudo destaca que com a entrega dessa nova unidade vai triplicar a capacidade de oferta de exames para mulheres do DF.

As carretas contam com uma equipe de profissionais formadas por médicos, enfermeiros e apoio de agentes comunitários de saúde da própria regional do local visitado. Cada unidade tem dois consultórios que realizam exames de citologia (Papanicolau), ecografia, e uma sala para exames de mamografias. Além disso, também, contam com apoio de profissionais prestadores de serviços (Gebramed) que disponibilizam os equipamentos técnicos  como, raios X, médicos, coordenadores, motorista e auxiliares para realização de exames de ultrassonografia.

Segundo dados da Diretoria de Atenção Primária (Diraps), do Núcleo da Mulher, em 2012, a Carrreta da Mulher  nº 1 já realizou 33.808 procedimentos (11.307 mamografias, 11.892 ecografias diversas e 10.609 exames preventivos de colo uterino).

Já a segunda Carreta – que foi lançada em 8 de março deste ano – realizou 2.308 exames (777 mamografias, 688 ecografia diversas e 843 exames preventivos).

Júlio Duarte