Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/19 às 10h28 - Atualizado em 22/02/19 às 10h28

UBS 1 de Santa Maria inicia distribuição de medicamentos psicotrópicos

COMPARTILHAR

 

O acesso a medicamentos controlados foi ampliado, na Região de Saúde Sul, com a reforma da farmácia da Unidade Básica de Saúde nº 1, de Santa Maria Sul. Agora, pacientes que necessitam deste tipo de insumo podem se dirigir ao local, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

“Estamos muito felizes com a oferta do novo serviço, porque a população daqui é de alta vulnerabilidade, muitos com deficiência física e dificuldade para se deslocar”, destacou a gerente da UBS 1, Regiane Costa Martins dos Reis.

 

Com a reabertura, que tem o objetivo de melhorar o atendimento, o cidadão não precisará mais se deslocar até a UBS 2, na parte norte da cidade, ou ir à unidade 3 do Gama para receber os remédios de que necessita.

 

ACESSO – Além dos produtos convencionais, a farmácia passa a fornecer mais de 30 medicamentos de controle especial, para a saúde mental, como os destinados a tratar depressão, ansiedade e transtornos psiquiátricos em geral.

 

“A ampliação permitirá melhor acesso da população a esses medicamentos”, frisou o farmacêutico Alexandre Machado. Normalmente, a farmácia atende a uma média de 350 receitas por dia. Agora, com a abertura para os de controle especial, estima-se um aumento de 15%.

 

O novo serviço ganhou reforço na equipe de pessoal. Além do farmacêutico Alexandre, outros cinco servidores se revezam no atendimento aos pacientes. A farmácia da UBS 1 de Santa Maria fica na Quadra 307 Sul, Conjunto T, Área Especial.

 

Luciene de Assis, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF