Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/20 às 10h35 - Atualizado em 8/10/20 às 14h17

UBS 1 de Taguatinga retoma atendimentos da saúde da mulher

COMPARTILHAR

A meta é atender 80 pacientes da região até o final da campanha

 

JOSIANE CANTERLE

 

A Unidade Básica de Saúde 1 (UBS) de Taguatinga, integrando-se à campanha “Outubro Rosa”, retomou os atendimentos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, suspensos desde o início da pandemia. Mulheres entre 50 e 69 anos de idade agora vão ser atendidas todas as quartas e quintas-feiras, com dez vagas por dia e por ordem chegada. A meta é atender 80 mulheres até o final de outubro, segundo a gerente da UBS, Iraquitânia Bernardo.

 

Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

 

Para retomar o atendimento, a direção da UBS adotou todos os cuidados e protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19. As pacientes agendadas são orientadas previamente a comparecer usando máscaras. Quando chegam, têm a temperatura aferida, usam álcool gel e mantêm o distanciamento recomendado.

 

Os servidores também utilizam equipamentos de proteção individual, e a sala da consulta é desinfectada após cada atendimento. Depois da avaliação, caso seja necessário, pacientes podem ser encaminhadas para exames de mamografia e papanicolau.

 

Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

 

A UBS 1 de Taguatinga atende os moradores da QNG, QNH, Colônia Agrícola 26 de setembro, Colônia Agrícola Cana do Reino, Coperville e Córregos dos Currais. A população estimada de abrangência é de 36 mil habitantes, que são atendidos por sete equipes de Saúde da Família.