Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/20 às 17h42 - Atualizado em 9/04/20 às 12h10

Unidades Básicas de Saúde são higienizadas e sanitizadas

COMPARTILHAR

 

Mobilização tem o objetivo de combater dengue e proliferação do coronavírus

 

Com o objetivo de manter a cidade limpa e combater a proliferação da dengue e da Covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem realizado ações diárias de limpeza e sanitização de diversos órgãos públicos.

 

Nesta semana, a mobilização ocorreu em Taguatinga. Foram realizadas inspeções, aplicação de tratamento biológico e sanitização em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS), quatro terminais rodoviários, um ponto de táxi e outros locais de grande circulação pública.

 

“O objetivo dessas ações é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, são ações de enfrentamento contra o coronavírus. Como as UBS estavam em funcionamento, fizemos o tratamento biológico em todas as áreas internas e externas e a sanitização nas áreas externas”, explica o gerente da Vigilância Ambiental de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo, Reginaldo Braga.

 

A mobilização contou com cerca de 25 agentes da Vigilância Ambiental, que coordenaram as ações. Elas vão ocorrer semanalmente em cada região administrativa. A próxima cidade a receber os trabalhos será Samambaia. Ocorreu também a pulverização com UBV costal (inseticida) no Hran, em todo o subsolo.

 

SANEAR-DF – O projeto foi proposto pela Secretaria Executiva das Cidades, vinculada à Secretaria de Governo, e pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) a partir do Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

 

Participam conjuntamente desse projeto as administrações regionais do DF, as secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação, DF Legal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

 

Jurana Lopes, da Agência Saúde

Foto: Divulgação