Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/19 às 17h07 - Atualizado em 7/02/19 às 17h07

Unidades de Saúde de Ceilândia participam de pesquisa da Fiocruz

 

 

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) recebeu, na tarde desta quinta-feira (7), a visita da equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. No encontro, foram feitas entrevistas com servidores da unidade, abordando a importância da interação entre os profissionais de saúde e as famílias de crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento.

 

A entrevista faz parte de um projeto de pesquisa iniciado em 2017, intitulado ‘Auxiliando profissionais da saúde a prover cuidados necessários às famílias de crianças com Síndrome Congênita relacionada ao Zika vírus no Brasil’. O produto será um curso para profissionais de saúde, abordando a temática. A previsão de lançamento da capacitação, que será à distância, é para o primeiro semestre de 2020.

 

As experiências para a formatação do curso estão sendo colhidas no Hospital Regional de Ceilândia, no Hospital da Criança de Brasília e também na atenção primária de Ceilândia. “Escolhemos esta região por ser a mais populosa do DF e também por que as unidades de saúde de lá atendem a uma diversidade enorme de pessoas”, destaca a pesquisadora Renata Bernardes.

 

A pesquisa é desenvolvida pela Fiocruz e pela London Schoool of Hydiene e Tropical Medicine, em parceria com Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Fundo de População das Nações Unidas, Hospital da Criança e Secretaria de Saúde.

 

Alline Martins, da Agência Saúde