Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/19 às 17h39 - Atualizado em 30/10/19 às 17h42

Unidades de saúde fazem ações no Outubro Rosa

COMPARTILHAR

Foram repassadas informações sobre exames preventivos ao câncer

 

Profissionais de saúde de diferentes regiões do Distrito Federal intensificaram as ações para chamar a atenção das mulheres para a prevenção ao câncer de mama. Várias unidades das regiões de Saúde Sudoeste, Sul, Central e Leste promoveram atividades destinadas às mulheres, com ações educativas, recreativas, palestras, exames e testes rápidos, tudo para incentivar o autocuidado.

 

Somente nos últimos dias de outubro, as UBS 5 e 9 de Samambaia, UBS 1 e 2 de Águas Claras e as unidades 6 e 7 de Taguatinga realizaram o seu dia D contra a doença.

 

“Fiz o teste de câncer de boca, da mama, teste rápido e o preventivo (Papanicolau) também. Gostei muito. Tudo de bom”, elogia a paciente da UBS 1 de Águas Claras, Lurdes Rodrigues, 48 anos. Ela foi uma das mais de 100 mulheres que compareceram à unidade na última sexta-feira (25), quando o local foi reservado exclusivamente para elas.

 

A gerente da UBS, Núbia Passos, destaca que “foi um dia para ressaltar a importância da saúde da mulher dentro Atenção Primária à Saúde, e reforçar com as pacientes os atendimentos que ocorrem diariamente na unidade”. A gestora informou que das 40 pacientes que realizaram a avaliação das mamas durante o evento, 33 foram reguladas para a mamografia.

 

Já o evento ocorrido na UBS 6 de Taguatinga, nesta quarta-feira (30), incluiu palestra sobre prevenção e sexualidade, lotando o auditório de 30 lugares pela manhã e à tarde. “Realizamos exames de prevenção e marcamos mamografias. Elas também puderam fazer maquiagem e tirar dúvidas”, conta o supervisor da unidade, João Geraldo Pereira. Ele estima que cerca de 400 mulheres passaram pelos serviços oferecidos na UBS neste dia.

 

A UBS 5 de Samambaia escolheu a data de 24 de outubro e teve a participação de 40 mulheres. “Para esta ação, preparamos uma palestra para as mulheres e focamos na prevenção do câncer de colo do útero e na orientação para que elas façam o autoexame”, elencou a agente comunitária de saúde, Solange Pereira de Souza.

 

AGENDA – A UBS 7 de Taguatinga programou para esta quinta-feira (31) um evento especial voltado à prevenção ao câncer de mama. Na programação, que começa às 8h, estão previstos um café da manhã para as pacientes, palestras, aferição de pressão, orientações sobre o autoexame, bem como a realização de exames e encaminhamentos para mamografias.

 

RODOVIÁRIA – Pessoas que passaram pela Rodoviária do Plano Piloto, na manhã desta quarta-feira (30), receberam informações sobre o câncer de mama e do colo de útero e sobre onde procurar atendimento na rede pública de saúde do Distrito Federal. A ação, em alusão ao Outubro Rosa, foi promovida pela Região de Saúde Central.

 

Foram entregues cerca de 500 folders informativos, orientando sobre como detectar a doença por meio do autoexame e também pela mamografia.

 

“Abordamos pessoas que estavam no Na Hora e também na estação do Metrô para falar da prevenção e aproveitamos para informar que se deve ter cuidado com a saúde da mulher o ano inteiro. Entretanto, a Secretaria de Saúde fortalece esses cuidados em épocas como o Outubro Rosa”, destaca a gerente de Acesso e Qualidade da Atenção Primária à Saúde, Geize Rezende.

 

GAMA – Também na manhã desta quarta-feira, a Unidade Básica de Saúde 5, do Gama, promoveu atividades do Outubro Rosa. Compareceram cerca de 80 pessoas.

 

A programação contou com palestras, coleta para exames preventivos, verificação das mamas, solicitações de mamografias e realização de testes rápidos. O evento ainda contou com práticas interativas de heiki e maquiagem.

 

REGIÃO LESTE – Na UBS 6 Cariru, zona rural do Paranoá, houve roda de conversa, atividades de beleza, sorteio de brindes e o mais importante: orientações quanto aos exames de prevenção ao câncer. Cerca de 50 mulheres participaram do evento.

 

“Ações de saúde com participação da comunidade promovem aprofundamento do vínculo com a equipe, ao mesmo tempo em que se trabalha a sensibilização para o cuidado em saúde.  Nesta ação, a equipe rural convidou a comunidade para mostrar seus talentos,  chamando as mulheres para uma ação educativa   e ao mesmo tempo prazerosa”, explicou a gerente da Gsap 2 Paranoá, Sandra Duarte.

 

 

Da Agência Saúde