Governo do Distrito Federal
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6/10/17 às 16h48 - Atualizado em 15/08/18 às 11h17

UPA 24h

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é o estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família e a Rede Hospitalar, compondo uma rede organizada de atenção às urgências. Deve prestar o primeiro atendimento aos casos emergenciais, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade. É importante lembrar que, com a reorganização da atenção primária, desde o final de 2017, a SES/DF estabeleceu o novo fluxo das emergências.

O protocolo, instituído pela Portaria n° 386, de julho de 2017, entrou em vigor em 3 de novembro. A partir dessa data, quem procurar um hospital da rede pública de saúde em situações de baixa complexidade (sem risco de morte) será orientado a buscar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Para que o referenciamento dos pacientes com menor complexidade — classificados como de riscos azul ou verde — seja para as unidades básicas de saúde, foi preciso realizar uma série de adequações.

Além de passar, aos poucos, a funcionar, exclusivamente, dentro da Estratégia Saúde da Família, as UBSs tiveram o atendimento ampliado, o que facilita o acesso do paciente. 

 

Requisito para atendimento: não há exigências

Tipo de atendimento: presencial

Horário de atendimento: as UPAs funcionam 24h por dia, todos os dias da semana.

Prioridade no atendimento:

A UPA utiliza a Classificação de risco para organização do atendimento de acordo com a gravidade do paciente.

Todas utilizam o Protocolo Manchester, baseado em cores, para a devida identificação, que funciona da seguinte forma:

Vermelha – Emergência – risco de perder a vida – atendimento imediato;

Laranja – Muito urgente – risco de perda de função de órgãos – atendimento em até 10 minutos;

Amarelo – Urgente – condição que pode se agravar sem atendimento – atendimento em até 60 minutos;

Verde – Pouco urgente – baixo risco de agravo à saúde – atendimento em até 120 minutos;

Azul – Não urgente – sem risco – encaminhamento à unidade de saúde de referência – atendimento em até 240 minutos.

 

Pacientes graves: são encaminhados diretamente ao Box de Emergência (UTI) da UPA (Sala Vermelha). Se necessitarem de internação em UTI, por um período maior que 24 horas, seus nomes serão inseridos na regulação para aguardarem a vaga em um dos hospitais do DF.

 

Pacientes em observação: são encaminhados para a Sala de Observação (Sala Amarela) e nela permanecem por, no máximo, 24 horas. Se necessitarem ficar mais tempo em observação, a equipe providenciará a transferência para os hospitais que tiverem vaga. As transferências são feitas de forma segura, em ambulância própria, ou, quando necessário, na ambulância do SAMU.

 

Pacientes em estado pouco urgente: recebem atendimento médico e medicação. Se o médico achar necessário, a UPA oferece suporte para exames de emergência e raio-x.

 

Quando procurar o serviço: 

O paciente deve procurar a UPA em caso de:

– Parada cardiorespiratória
– Dor no peito/dor cardíaca
– Falta de ar/dificuldade para respirar
– Convulsão
– Vômitos ou diarreias que não param
– Vômitos com sangue
– Dor abdominal, de moderada a grave
– Dor de cabeça intensa
– Rigidez na nuca
– Queda súbita de pressão
– Elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMH
– Dor aguda
– Alergia severa (coceira e vermelhidão intensa pelo corpo)
– Envenenamento
– Tentativa de suicídio
– Dor e inflamação nos dentes

 

UPAs no DF:

 

Ceilândia
Endereço: QNN 27, Área Especial D – Ceilândia Norte
CEP: 72.225-270
Telefone: (61) 3373-1703

Núcleo Bandeirante
Endereço: DF-075, KM 180, Área Especial – EPNB
Telefone: (61) 3386-0447

 

Recanto das Emas
Endereço: quadra 400/600 – Área Especial
Telefone: (61) 3434-6890

 

Samambaia
Endereço: QS 107, conj. 4 – Área Especial
Telefone: (61) 3459-3282

 

São Sebastião
Endereço: quadra 102, conj. 1
Telefone: (61) 3335-7664

 

Sobradinho
Endereço: DF-420, em frente à AR-13, próximo ao COER
Telefone: (61) 3485-6139

 

Área responsável:

Gerência de Apoio ao Serviço Pré-Hospitalar Fixo de Urgência e Emergência (GASFURE)

Gerente: Valdevino Valentim
E-mail: gad.sesdf@gmail.com