Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/19 às 9h57 - Atualizado em 18/02/19 às 12h11

Vigilância Ambiental dispõe de 14 animais para adoção

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Saúde está oferecendo 14 animais em adoção, sendo cinco gatos filhotes e nove cães – todos sem raça definida. O cidadão que deseja adotar um bichinho, deve comparecer à Diretoria de Vigilância Ambiental, na Asa Norte.

 

Para adotar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, ter acima de 21 anos e assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal. Também é preciso realizar exames anuais, aplicar as vacinas necessárias e administrar vermífugo, além de aplicar remédio contra pulga, carrapato e repelente de flebótomo (pequeno inseto transmissor do parasita da leishmaniose).

 

COMPROMISSO – “Antes de adotar um animal é importante lembrar que ele não é um brinquedo. Ele viverá, em média, por 15 anos e precisará de cuidados veterinários, atenção e amor. A adoção ajuda os animais que aguardam uma família a terem um lar”, enfatiza a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Faria Morelo.

 

No momento da adoção, o interessado recebe orientações quanto à guarda responsável de animais domésticos e às medidas de prevenção e controle de doenças. Antes de ser doado, cada bichinho fica em observação por dez dias e é vacinado contra a raiva. Os cães também fazem testes para identificar possíveis casos de leishmaniose.

 

SERVIÇO
Adoção de cães e gatos

Mais informações: (61) 9 9269-3673
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: SAIN – Estrada Parque Contorno, lote 4, ao lado do Hospital da Criança.

 

Carolina Pedroza, da Agência Saúde

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF