Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/16 às 18h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde debatem integração

Encontro contou com a presença de profissionais de hospitais e unidades básicas da rede do DF

BRASÍLIA (03/06/16) – A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), e a Coordenação de Atenção Primária à Saúde (Coaps), reuniram-se, na quarta-feira (1), com os profissionais das duas áreas para discutirem os papéis e a importância das atividades integradas entre os setores que atuam na vigilância epidemiológica.

Os Núcleos de Vigilância Epidemiológica da Atenção Primária e dos hospitais fazem parte da estrutura das Superintendências de Saúde do DF. No entanto, respondem as orientações técnicas da Divep. As vigilâncias epidemiológicas são responsáveis pela coleta de dados sobre doenças e agravos que são relatados nas unidades básicas de saúde ou nos hospitais, públicos e privados, da sua região de abrangência. É através dessas informações que são possíveis realizar as ações de vigilância em cada cidade.

“Com a nova estrutura da SES se fez necessário realizar essa reunião para que, juntos, possamos alinhar e compreender todas as atividades pertinentes aos núcleos de vigilância epidemiológica da atenção básica, dos hospitais e da Divep. É importante ter a dimensão da necessidade do trabalho em conjunto dessas áreas”, disse a diretora da Divep, Cristina Segatto.

No encontro, os profissionais puderam se manifestar diante das sugestões colocadas e criaram grupos de trabalho que irão elaborar propostas para o fortalecimento das atividades integradas. Ao final do mês de junho acontecerá uma nova reunião para debatê-las.