Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/17 às 18h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Vigilância Sanitária apreende 200 quilos de carne estragada no Núcleo Bandeirante

Mercado também tinha produtos vencidos

BRASÍLIA (26/5/17) – Cerca de 200 kg de carne e dezenas de produtos vencidos foram apreendidos, nesta sexta-feira (26), durante auditoria do Núcleo de Inspeção da Vigilância Sanitária do Núcleo Bandeirante em um mercado da região. Um homem que se apresentou como responsável pelo estabelecimento acabou detido e levado à 11ª Delegacia de Polícia.

“Recebemos denúncias pela ouvidoria da Secretaria de Saúde e também presencial, na inspeção de saúde. Hoje, ao chegarmos ao estabelecimento, encontramos muita carne com odor fétido e produtos vencidos e com datas de validade adulteradas”, conta o chefe do núcleo, João Carlos de Souza Martins.

Segundo registros, o mercado funciona há apenas cinco meses na região. “O incrível é que muitos produtos das prateleiras estavam vencidos desde novembro do ano passado, ou seja, começaram as atividades com produtos fora do prazo de validade”, destaca João Carlos.

O estabelecimento foi interditado e só poderá ser reaberto quando estiver de acordo com as normas sanitárias. Também foi gerado um processo administrativo para iniciar as apurações. “De acordo com a gravidade da infração, a Diretoria de Vigilância Sanitária irá determinar a penalidade, que vai desde a advertência até multa entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão”, explica.

O Núcleo de Inspeção do Núcleo Bandeirante realiza, diariamente, vistorias em estabelecimentos comerciais da região. Mas a prioridade é para auditorias em locais apontados pela população. Para denunciar, basta ligar no telefone 160.