Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/15 às 8h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samambaia tem a maior cobertura de atenção primária do DF

COMPARTILHAR

Atualmente está em 77% e a intenção é ter 100% até final de 2016

BRASÍLIA (23/3/15) – A regional de Saúde de Samambaia possui a maior cobertura de atenção primária do Distrito Federal. A cobertura está em 77%, atuando com 48 equipes de saúde da família. Segundo o coordenador geral da regional, Luciano Gomes de Almeida, até o final do ano, a intenção é aumentar esse número para 80%. “Até o ano que vem, queremos 100% de cobertura”, diz.

A proposta vai de encontro ao que pretende o secretário de Saúde, João Batista de Sousa. “Queremos sair dos 27% de cobertura de saúde da família no DF para 80% até 2018, com infraestrutura e equipes bem formadas”, diz, frisando que este é um dos desafios para os próximos anos.

Segundo o secretário, essa medida ajudaria a diminuir as filas nas emergências dos hospitais. Prova disso é o que acontece em Samambaia. Na regional, as pessoas buscam atendimento emergencial na UPA 24 Horas em vez de ir ao hospital. “Ela é referência em atendimento de emergência na cidade”, destaca o diretor do Hospital Regional de Samambaia, Weber de Almeida.

REDE – A UPA, localizada na Quadra 107 de Samambaia Sul, foi a primeira a ser inaugurada no DF, ainda em fevereiro de 2011. A unidade fazer cerca de 370 atendimentos por dia, nas áreas de clínica médica, pediatria e odontologia.

Além da Unidade de Pronto Atendimento, a regional conta com quatro centros de saúde, quatro clínicas da família, duas unidades básicas de saúde (UBS), dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS para transtornos mentais e CAPS-ad para usuários de álcool e drogas) e uma Unidade de Acolhimento, vinculada ao CAP-ad.