Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/13 às 17h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Voluntários alegram crianças internadas em hospitais públicos

COMPARTILHAR

Apresentações no HMIB e Hospital da Criança

As atrizes do grupo Doutoras Música e Riso apresentaram nesta quinta-feira (19), um teatro humorístico para alegrar os pacientes internados e comemorar o Natal.no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e Hospital da Criança.

As cinco integrantes do grupo se vestiram de palhaças e saíram pelos corredores e leitos dos hospitais cantando músicas natalinas. Segundo a fundadora do projeto, Antônia Vilarinho, o objetivo das visitações é ajudar no tratamento dos pacientes.

“Fazemos um trabalho continuo com atendimento leito a leito. É uma forma de terapia para essas crianças que precisam de carinho, amor, atenção e alegria. Chego a ficar emocionada quando elas participam das palhaçadas e superam a doença e seus medos”, relata Antônia.

O trabalho da equipe contagia não só as crianças e acompanhantes, mas os profissionais da área de saúde que trabalham nos hospitais. Por onde passam a alegria é constante. Os pacientes entram na brincadeira e esquecem que estão internados. Rosane Matos, mãe de Davi Fernando Matos de três anos, internado no HMIB há 15 dias, relata que o filho estava triste e quando os palhaços apareceram mudou de humor. “Ele riu, dançou e brincou com elas. Iniciativas como essas são importantes para distrair as crianças e ajudar na recuperação”, comenta a mãe.

O grupo de palhaças atua desde 2008 no HMIB. “Passamos três anos atuando dentro do hospital, depois fui para a França estudar e aprimorar as apresentações. Agora estamos com um novo elenco e contamos com o apoio da embaixada da França”, comenta Antônia. A fundadora ainda conta que possuí novas idéias para as apresentações de 2014 que vão continuar no HMIB e no Hospital da Criança.

Por Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226