Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/19 às 18h16 - Atualizado em 5/12/19 às 18h17

​Secretaria de Saúde recebe prêmio por atingir 100% de Transparência Ativa

COMPARTILHAR

Objetivo da premiação é reconhecer os órgãos e entidades

 

 

Gestores, servidores e representantes da sociedade civil organizada estiveram nesta quinta-feira (5), no Palácio do Buriti, para a solenidade de Premiação de Índice de Transparência Ativa. A Secretária de Saúde foi uma das organizações premiadas pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O reconhecimento é por alcançar 100% de transparência ativa, com fornecimento de informações dos gestores públicos para a sociedade.

 

“É preciso ressaltar a disposição do governador Ibaneis em implantar ações para atender o clamor da população. A transparência sobre a aplicação dos recursos no portal da transparência é salutar. Com isso,​ ​conseguimos alcançar os objetivos da gestão, que é fortalecer a integridade pública para o bem da população do Distrito Federal”, ressalta o vice-governador, Paco Britto.

 

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Controladoria-Geral do DF, estabeleceu o Índice de Transparência Ativa (ITA), para mensurar o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do Distrito Federal.

 

“Estamos hoje celebrando a transparência, dentro de uma semana de combate à corrupção, que envolve outras iniciativas do Governo do Distrito Federal, na promoção da transparência e no combate à corrupção. Na transparência ativa, o gestor público toma a iniciativa de fornecer um conjunto de dados e informações à sociedade para que o cidadão possa exercer um controle e um acompanhamento da administração pública”, destaca o controlador-geral, Alde​má​​rio Araújo.

 

Com a finalidade de desenvolver uma competição saudável entre essas entidades, o índice de transparência serve de base para o ranqueamento das instituições conforme o grau de publicação de informações de transparência ativa.

 

A homenagem foi entregue à Saúde por conta das ações da Unidade Setorial de Transparência e Controle Setorial (Ustrac), responsável pelo monitoramento da transparência na pasta.

 

“É uma comprovação que a Secretaria de Saúde está possibilitando cada vez mais o acesso às informações, de forma transparente e mais ampla para o cidadão. Com isso possibilitamos um maior emponderamento para a população atuar e colaborar com o crescimento da secretaria”, destaca o chefe da Unidade de Transparência, Eliel Carvalho.

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) também foi uma das ganhadoras do prêmio. Assim como a Secretaria da Saúde, o hemocentro cumpriu os requisitos que comprovam 100% de transparência ativa.

 

Nivânia Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF