Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/14 às 21h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

2ª Conferência de Saúde do Trabalhador do DF delibera propostas

COMPARTILHAR

290 delegados eleitos representam as sete regiões 

Nos dias 30 e 31 de maio acontece a 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do DF (CSTT-DF). O credenciamento dos 290 delegados eleitos durante as Conferências Macrorregionais, as oficinas e os mini-cursos acontecem a partir das 16h, no Clube da Saúde. A solenidade de abertura será às 20h com a presença do secretário de Saúde do DF.

A 2ª CSTT-DF acontece para deliberação das prioridades propostas nas Conferências Macrorregionais que aconteceram durante todo o mês de abril em sete regiões de saúde e tem como tema central a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e de todas e dever do Estado”.

O secretário de Saúde, Elias Fernando Miziara, vai participar da mesa com o eixo temático “Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no DF”. Também está prevista a presença do governador do DF, Agnelo Queiroz, além de representantes do Conselho Nacional de Saúde, Clube da Saúde e conselheiros.

No sábado, de 8h às 9h, acontecerá a plenária de abertura com a leitura e aprovação do regulamento da 2ª CSTT-DF. Logo após haverá a composição da mesa redonda para discussão de quatro sub-eixos com representantes da Secretaria de Saúde (SES/DF) e da Universidade de Brasília (UNB).

Os sub-eixos são:

I – ”Desenvolvimento Socioeconômico e seus reflexos na saúde do Trabalhador e Trabalhadora”;

II – ”Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas ações da saúde do Trabalhador e Trabalhadora”;

III – “Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas do Governo”;

IV – “Financiamento da Política Nacional de Saúde do trabalhador e Trabalhadora no Distrito Federal”.

A programação da Conferência prossegue com debates e trabalhos em grupo e no final a Comissão de Relatoria para consolidará as propostas, as quais serão aprovadas na Plenária Final.

Serviço:

Clube da Saúde: SGAP, Lote G, Área Especial – Sia – Guará

Luana Lemes, da Agência Saúde DF

Leia também...